Gerir qualquer negócio já é um desafio enorme, mas quando se trata de administrar uma equipe que não para de crescer é um desafio extra.
Neste conteúdo, vou colocar as cartas na mesa e mostrar para você um pouquinho do que a Sophí aprendeu de gestão nesses poucos (mas grandiosos) anos de existência e como a visão de quem administra 50 mulheres competentes encontra desafios instigantes.
Então nasce uma oportunidade para cada desafio. Olha só!
Desafio: manter a cultura da empresa intacta
Como você já sabe, a gente vem crescendo a cada dia, e fazer a gestão de uma empresa home office com mais de 50 mulheres é um grande desafio. Garantir no dia a dia que todas tenham consciência da importância do nosso Código de Cultura é essencial.
Para fazer isso dar certo, propomos sempre ações internas que conectam o time e explicam com exemplos práticos como esses valores são importantes para a convivência na agência. Ano passado (2021), criamos um podcast especial que contou ponto por ponto do nosso Código de Cultura, além de incentivar o bate-papo e contato próximo com a coordenação de cada núcleo.
Não é à toa que agora, em 2022, tornamos esse código ainda mais suscinto e fácil de cumprir: de 14 tópicos, passamos para 6.
Oportunidade: sororidade, uma complementa o trabalho da outra
Aqui na agência descobrimos uma particularidade na relação de gestão entre coordenação e colaboradoras: todas as Sophís criaram uma corrente de suporte. Independentemente do cargo ou da função, uma sempre procura tirar as dúvidas da outra.
Esse trabalho colaborativo impacta de uma forma superpositiva as entregas e a forma que embalamos os jobs para os nossos clientes. Uma sempre apoiando a outra nas decisões ajuda o time a encontrar caminhos mais criativos e efetivos na resolução de cada demanda.
Desafio: pessoas com propósitos e pontos de vista diferentes
Temos mulheres de todas as opiniões, com objetivos diferentes, sonhos e vontades únicas, e a gente estimula cada uma de nossas Sophís a se expressarem.
Desejamos, com a gestão Sophí diferenciada, construir sempre um ambiente de respeito e carinho, então levamos a sério os questionamentos e a vivência pessoal de cada uma. Por isso, acabamos aprendendo juntas que o sucesso só chega primeiro com o apoio e respeito à diversidade.
Nós incentivamos o lugar de fala, abrindo espaço para discussões que fazem a diferença no mundo, porque a agência também é parte ativa da sociedade.
Oportunidade: a empatia e o cuidado com colaboradoras e clientes
A qualidade de ter uma equipe feminina é a mediação de conflitos. Procuramos colocar a CNV (Comunicação Não Violenta) sempre em prática e trabalhamos para estimular a escuta na gestão e execução de tarefas.
Culturalmente, as mulheres, ao contrário dos homens, são estimuladas a procurar soluções não violentas para resolver os seus conflitos. Elas preferem, então, na maioria das vezes, agir de forma empática.
Não é à toa que países administrados por mulheres lidaram melhor com a pandemia. A agência pode não ser um país, porém, se o assunto é gestão, é válido também pensar em como isso se reflete aqui.
Essa característica facilita na hora de resolver problemas e desafios que aparecem. O cuidado sempre é colocado em pauta nesses momentos e conseguimos, juntas, tomar atitudes para resolver essas situações da melhor maneira.
Para todo desafio existe uma oportunidade
Viu como sempre tem uma qualidade em meio aos desafios de gestão? Temos que estar atentos às nossas dificuldades e quais aspectos precisamos melhorar, mas também estimular os pontos fortes para que eles continuem sendo aprimorados.
Por aqui, temos uma rotina de feedbacks e “sol e sombra”, que ajudam as Sophís a chegarem nesse equilíbrio na prática. Sabemos observar o que já deu certo, do que ainda precisa, e muito, melhorar. É desse jeito que a gente vai crescendo: com consciência, desafios e oportunidades.
Quer ficar por dentro de tudo o que rola por aqui? Siga nossas redes sociais: estamos no Facebook, no Instagram e no Linkedin.