Se tem uma coisa que os momentos difíceis fazem é nos ensinar. Aqui na Sophí, o que mais gostamos de fazer é aprender para que nos tornemos melhores a cada dia.  

Durante esses dois anos de pandemia, conseguimos tirar lições valiosas e agir de forma positiva, mantendo toda a equipe alinhada para continuar entregando conteúdos de alta qualidade aos nossos clientes.  

Hoje, vamos te contar nossos principais aprendizados e esperamos que eles contribuam com sua empresa também. 

Reinvenção 

Como muitas pessoas sabem, a Sophí já nasceu no ambiente home office. Sempre acreditamos nesse modelo. Sem dúvidas esse foi um ponto positivo para lidar com tudo de maneira mais calma e tranquila. Afinal nossa equipe já estava habituada e preparada com a situação que muitas empresas estavam enfrentando pela primeira vez.   

Mas nos deparamos com um outro desafio: ajudar os nossos clientes a se reinventar. E para isso precisamos contratar um maior número de profissionais, resultando em um crescimento acelerado da agência (uhul 🎉).  

Expansão

Então, primeiramente, foi preciso nos concentrar em contratar profissionais que tinham a cara da Sophí: perfil de aprendiz, flexível, proativa e dedicada.  
Afinal recrutar pessoas que falam a mesma língua da sua empresa é essencial para que exista sintonia e tudo se desenvolva de forma leve e positiva.  

O que aprendemos na Sophí durante a pandemia? | Sophí

Comunicação interna e cultura 

E é exatamente aí que entra um ponto superimportante: investir na comunicação interna para manter o time sempre alinhado e confiante. 

Com isso percebemos ainda mais o quanto a cultura é essencial.  
 
O código de cultura da Sophí aborda 6 pilares e valores imprescindíveis que devemos seguir. Por isso ficamos sempre vigilantes, analisando a todo tempo se estamos trabalhando de acordo com ele e, se precisar, ajustamos as rotas.  

Desenvolvemos também o nosso Kit Onboarding. Essa estratégia foi e é fundamental para que a integração das novas Sophís seja leve e eficaz. Toda colaboradora recém-chegada recebe o seu Kit e a sua agenda com todas as reuniões marcadas para começar a aprender sobre os processos da agência e as técnicas. Aqui, ninguém fica perdida sem saber o que fazer e para onde ir. 

O que aprendemos na Sophí durante a pandemia? | Sophí

Sempre com a intenção o proporcionar bem-estar e levar alegria para nossa equipe continuar produzindo com qualidade, também nos dedicamos ainda mais em realizar ações de encantamento durante esse período, como:  

Campainhas surpresa – sempre enviamos um mimo inesperado para as meninas trabalharem ainda mais satisfeitas. E quando não é um mimo, é aquele valor generoso entrando como saldo no cartão Flash. 😊   

Folgas – fizemos questão de emendar diversos feriados para todas descansarem mais e voltarem com as energias renovadas. Além disso, no dia do aniversário, toda Sophí tem direito a uma folga, e se a data cair no sábado ou domingo, ela pode escolher o dia que desejar.  

Calls comemorativas – é isso aí, não temos calls somente para falar sobre trabalho. Em ocasiões especiais, nos reunimos para rir, brincar, conversar, jogar, mostrar nossos talentos e nos divertir. Paramos tudo que estamos fazendo, e a regra é: não falar de demandas e aproveitar o momento para curtir, mesmo que distantes.  

Grupos com assuntos variados – criamos vários grupos sobre temas aleatórios, como realities, séries, vida fitness, astrologia e literatura, para unir gostos em comum. E o melhor é que todos são bem movimentados e todo mundo interage.  
Essa é uma maneira muito legal de fazer com que afinidades sejam criadas e todas fiquem à vontade para pedir ajuda quando necessário.  

Madrinhas – toda Sophí novata tem uma madrinha (e a gente ama isso). A madrinha, que é mais “antiga” na empresa, acompanha sua afilhada, aconselha, dá suporte e está sempre presente para mostrar o caminho.  

Autocuidado

E, claro, não poderíamos terminar esse texto sem falar de uma lição que a pandemia trouxe para a liderança da Sophí. Segundo nossa CEO, Rhayda Rufino, o autocuidado é primordial.  

Isso porque, anteriormente, as líderes da agência se preocupavam bastante em cuidar de suas lideradas, se esquecendo delas mesmas. Mas, agora, o aprendizado que fica é: uma líder só consegue exercer o cuidado com o próximo quando ela pratica primeiro.  

Com todas as nossas habilidades, ações e aprendizados adquiridos, temos certeza de que contribuímos para que cada profissional e cliente da nossa empresa alcance resultados muito positivos.  

E você? Como lidou com a pandemia em sua empresa? Ainda possui dificuldades nessa comunicação? Vamos conversar! 

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