Quando o assunto é desenvolver a comunicação visual das demandas solicitadas pelos clientes, é preciso, claro, que o resultado solucione os problemas apresentados, mas sem se esquecer de garantir a qualidade técnica e criativa das entregas.  

Gerar valor para as comunicações e tirar essas peças do senso comum são desafios diários e tarefas que o nosso time aqui na Sophí está disposto a administrar. Além disso, contamos com a diversidade na equipe. Ao reunir experiências plurais, conseguimos elaborar respostas mais inovadoras. Você já pensou nisso? 

Continue lendo para conferir dicas que vão ajudar a tornar os seus projetos de design ainda mais apaixonantes. 

1. Expanda os caminhos 

Como já comentamos, para propor soluções mais interessantes, é preciso sair da rota já conhecida e explorar as possibilidades fora do padrão. Por aqui, buscamos desenvolver esse processo e ajustar as potencialidades de cada membro da equipe para estarem alinhados à estratégia e, por que não, além das expectativas dos clientes.  

Aqui na agência, trabalhamos empenhadas em oferecer experiências cada vez melhores. 

2. Aposte em apresentações de alto impacto 

Você já deve ter ouvido falar em apresentação de alto impacto ou PPT animado. Mas você sabe o que é e quais são suas principais características? Fique tranquilo, que a gente explica e mostra a razão para você considerá-la em sua estratégia de marca.  

Branding, storytelling e layout são três premissas que necessitam estar bem dosadas nesse material. Os elementos, quando bem combinados, causam um grande impacto na sua audiência. Para isso, é importante que a sua mensagem seja cativante e que gere identificação com quem está assistindo. O conteúdo precisa ser relevante para que o público se conecte e pense na sua marca nos momentos de escolha e decisão.   

Uma boa apresentação pode ajudar na divulgação de um serviço, a mostrar um case de sucesso, nos resultados alcançados por sua empresa, no lançamento de um novo produto, entre outras ações. É uma ferramenta que auxilia a vender suas ideias e conquistar o público para que ao fim estejam convictos de que vale a pena apoiar o seu projeto. 

Anote aí: um bom PPT animado precisa ter uma mensagem clara e envolvente, que considere e conheça muito bem seus ouvintes e tenha um capricho na identidade visual.  

3. Utilize ilustrações

No mundo do design, há também outro trabalho muito importante: as ilustrações. Além de desenvolver as peças gráficas, o especialista na área utiliza esse recurso original e exclusivo para agregar valor à mensagem pensada pelos clientes.  

Mas você sabe como as designers desenvolvem esse material? O primeiro passo é entender o problema a ser resolvido e possíveis soluções – algo que já falamos no início do texto, lembra?  

Com essa parte definida, é preciso ter atenção para que os aspectos visuais combinem com o tom da mensagem. Por exemplo, para um tom leve e otimista, opte por formas arredondadas para passar esse sentimento. Se estamos falando em impacto e animação, podemos pensar em propor cores mais vibrantes. Agora, se a mensagem deve chamar atenção, formas com pontas e/ou triângulos são boas recomendações.  

Depois de avaliar formas, cores e composição, a ilustradora cria um esboço que será levado para a aprovação do cliente. Com o material validado, entra a finalização e o acabamento do desenho.  

O importante é saber que o apoio de uma ilustração reforça a mensagem visualmente ou, em alguns casos, ela é a mensagem em si. E que, mesmo séria, ela pode ser lúdica e simples, ou complexa e com várias camadas de interpretação.  

 5 dicas infalíveis para deixar seus projetos surpreendentes - Agência Sophí

4. Invista no motion design 

A gente não poderia deixar de falar de outro recurso que usamos bastante por aqui: o motion. As designers responsáveis por ele têm a missão de dar “vida” às peças publicitárias estáticas. Por meio de elementos gráficos, ilustrações, fotos e banda sonora (locução, efeitos, trilhas e afins), criam-se as peças em motion.  

A estrutura pode variar, mas esses projetos costumam seguir o seguinte processo:  

  1. Desenvolvimento da ideia 
  1. Elaboração do roteiro 
  1. Decupagem do material  
  1. Criação de ilustração  
  1. Animação dos elementos visuais 
  1. Sonorização  
  1. Finalização 

Um bom trabalho de motion resulta em um material de altíssima qualidade. Construído dinamicamente, visualmente atrativo e com objetivos claros, a sua marca tem um produto criativo para fortalecer as estratégias da sua comunicação.  

5. Busque melhoria contínua 

Para que o trabalho continue sendo executado de maneira qualificada, é necessário estar atento a outros aspectos. Entender quais são os gargalos dos processos e os pontos a serem melhorados individualmente são alguns. Aqui, por exemplo, atuamos por squad. Na prática, isso significa que temos na agência grupos pequenos multidisciplinares operando com um objetivo comum.  

Esse tipo de formação de time possibilita desenvolver respostas ágeis e um ambiente mais colaborativo; além da troca e experimentação de novas possibilidades.  

E tem outras práticas que são indispensáveis. Para a coordenadora do time de designers, Larissa Ramos, um bom briefing alinhado a um bom atendimento é essencial na hora de reunir as informações do projeto. “Somos conhecidas por nossa agilidade, por entregas mais rápidas. Quanto mais informações e referências coletadas, mais assertivo é o resultado”, pontua.  

Quer saber mais sobre como funciona? Entre em contato pelo Facebook, Linkedln ou Instagram. Caso precise de ajuda para desenvolver algum projeto, conte com a gente! Deixe um comentário aqui em nossa página ou ligue (31) 3500-7077.