Entenda como funciona o processo de planejamento e criação de um Motion Design no dia a dia de trabalho. 

Ao ler o título deste texto, talvez surjam algumas interrogações na sua cabeça. Afinal, o que é motion design?  

E se para início de conversa nós te disséssemos que a técnica do motion design está em quase tudo o que você assiste por aí nas redes sociais, no cinema, na TV e nos comerciais, você acreditaria?  

Pois bem, pode acreditar! Isso acontece porque esse recurso é muito utilizado nos créditos iniciais de filmes, videoclipes, vinhetas etc.  

Se existe uma tela com elementos gráficos se movimentando, cheios de vida, estamos vendo, possivelmente, o trabalho incrível de um Motion Designer por trás disso.  

Quer saber um pouco mais sobre esse universo que é o puro sinônimo de criatividade e inovação? Continue aqui com a gente!   

O que é o motion design? 

Podemos dizer que o motion design é a arte e o recurso que dão vida e movimento a vários elementos gráficos, como ícones, textos e formas geométricas, resultando em materiais extremamente atrativos que assistimos por aí a todo o tempo em diversos veículos.  

Além de ser uma linguagem muito poderosa do universo audiovisual para a comunicação, o motion design pode ser utilizado em diversos contextos visuais dinâmicos. O formato, o ritmo e a velocidade dos movimentos atribuídos às peças servem para enfatizar e dar o tom da mensagem a ser transmitida naquele produto. 

Por isso a técnica é considerada uma grande tendência do audiovisual. Incrível, né? 

Como funciona o processo criativo? 

Agora que você já entende um pouco mais sobre o que é o motion design, provavelmente deve estar se perguntando: “Como é que funciona o processo criativo dessas belezuras? Quais os processos até a gente ver tudo lindo nas telas?”. 

Calma, que a gente te mostra!  

O processo criativo é a fase da elaboração e do desenvolvimento das ideias. Então é nesse período que o profissional começa a processá-las, utilizando toda a sua imaginação e a sua expertise para elaborar uma criação. 

Por isso, durante esse estágio, é muito comum que designers façam uma busca incessante por referências, novidades e inspirações. Somente depois disso é que se inicia o trabalho de criação, afinal o processo criativo é algo que deve ser alimentado constantemente.  

Aqui na Sophí, por exemplo, possuímos um fluxo de trabalho que norteia o processo de planejamento e criação das demandas de motion que surgem. Vamos te contar agora como funciona! 

Temos um grande fluxograma, e quando alguma demanda surge para as nossas Motion Designers, nós já temos em nossas mãos informações ricas e consistentes sobre a demanda em questão. 

Ou seja, além de já elaborarmos o briefing e o roteiro para que cheguem da forma mais redonda possível na mesa das Motion Designers, contamos com a ajuda de outras designers da equipe para a criação das telas, que em seguida serão animadas. Ter essa base é muito importante, pois agiliza todo o processo. 

É nesse momento que toda a mágica acontece! 

A Motion recebe a demanda e entende qual mensagem deve ser passada e qual o “mood” do vídeo. Ela então cria o dinamismo necessário nos elementos que compõem as telas. É esse dinamismo que proporciona mais interesse na mensagem, os movimentos e as transições chamam a atenção do público, causando sensações visuais. 

Para Hyna Crimson, uma das Motion Designers supertalentosas da nossa equipe, o seu processo criativo se divide nos seguintes passos:  

  1. O primeiro passo é ler sobre o projeto e entender o que precisa ser realizado na demanda; 
  1. O passo seguinte é analisar a criação anterior, feita tela a tela, para, na sequência, imaginar como cada elemento disposto irá se movimentar; 
  1. Feito isso, colocamos a mão na massa! O projeto é colocado em ação, cada elemento vai sendo animado, um a um, para que o conjunto seja harmônico; 
  1. Quando há demandas com trilha sonora, é preciso um tempo para a procura da música que case exatamente com a demanda. É importante que os ritmos e as batidas da trilha se ajustem aos movimentos criados no vídeo; 
  1. Após finalizado o trabalho, é feita uma conferência, para se ter certeza de que todo o conjunto de telas está funcionando de forma dinâmica, como um único grupo. 

O motion design como estratégia de comunicação 

Utilizar os vídeos como meio de comunicação é uma tendência que vem crescendo gradativamente. Não é à toa que vemos o sucesso do TikTok e as redes concorrentes fazendo um grande movimento de adaptação para acompanhar esse “boom”, como o Instagram, com a criação e a supervalorização dos Reels. 

O fato é que os vídeos, atualmente, são uns dos formatos mais consumidos e bem aceitos pelos usuários de redes sociais e outras plataformas. Isso nos leva a acreditar que o motion design é uma forte ferramenta de comunicação para negócios. Afinal, estamos falando de um conteúdo rico em informação, mas, ao mesmo tempo, dinâmico, bem embasado e visualmente encantador. 

E aí, sentiu que está na hora de ter o motion design como parte da estratégia da sua empresa ou negócio? 

Esse é um dos serviços que a Sophí se orgulha muito em oferecer. Nossa equipe é formada por profissionais capazes de tirar todas a suas ideias do papel.  

Fale conosco! Somos uma agência especializada em oferecer soluções em marketing digital para sua empresa. 

Ah! Não esquece de nos contar se você gostou de saber um pouco mais sobre o mundo do motion design!  

Comenta aqui embaixo o que você achou sobre esse assunto e não deixe de nos acompanhar também pelo Facebook e Instagram, tá bom?