Como ter autenticidade na era do boom de conteúdo? Não há como negar: bastam poucos cliques para que uma avalanche de imagens, dados, artigos e vídeos tomem conta da tela. Afinal, nunca se produziu tanta informação como agora. 

Mas você já parou pra pensar que um conteúdo não é apenas aquilo que é dito ou escrito? Absolutamente tudo traz uma mensagem, incluindo, claro, as imagens que escolhemos para a nossa comunicação.  

Por que usar uma cor e não outra? Por que enquadrar esse detalhe e não outro? Nenhuma escolha é aleatória. Bem, não deveria ser. E não foi aleatória a escolha de termos uma ilustradora na Sophí: a Hyna.  

Como é a rotina de uma ilustradora? De que forma é feita a estratégia para criar ilustrações? Por que ter uma profissional ilustradora faz toda a diferença? É o que te conto hoje. Siga a leitura! 

Como é o processo para criar ilustrações?

Pensar em estratégias é indispensável para quem trabalha com conteúdo online e offline. Afinal, não basta saber muito bem o que se quer dizer, é preciso pensar na forma como essa mensagem será transmitida.  

Todas as ilustrações feitas pela Hyna passam por um processo minimalista de planejamento. As etapas desse planejamento são: 

  • estudo da demanda ou solicitação do cliente; 
  • criação de um briefing estratégico; 
  • definição de um mural de referência para inspirar as ilustrações; 
  • roteirização da peça; 
  • criação e envio de esboços para o cliente; 
  • finalização das ilustrações. 

Quem vê uma ilustração pronta nem sempre imagina o que está por trás, não é? Muita estratégia para que o conteúdo visual seja assertivo. Aliás, segundo a Hyna, esse é o grande diferencial de ter uma ilustradora na equipe: a assertividade. 

Veja, então, porque ter uma ilustradora faz toda a diferença aqui na Sophí! 

Por que ter uma ilustradora na equipe?

Antes de seguir a leitura, pense: você já teve a sensação de ver as mesmas imagens sendo usadas por diferentes marcas? Embalagens praticamente idênticas, logomarcas muito parecidas, posts para redes sociais que obedecem aos mesmos padrões…  

No digital ou fora dele, o que se percebe é uma clara tendência de reproduzir aquilo que já foi feito. E onde fica a autenticidade em meio a tudo isso? Usar imagens vetorizadas, disponíveis na web, nem sempre é o melhor caminho.  

Somos exigentes e vamos além da superficialidade. “Criar ilustrações é desenvolver uma peça única, feita especificamente para aquela demanda e cliente, diferente do que está disponível na internet”, explica Hyna. 

Ter uma ilustradora aqui na Sophí é, então, prezar pela autenticidade de cada entrega. Afinal, entendemos que, nessa avalanche de conteúdo, o que se destaca realmente é o que é feito para as pessoas, o que agrega valor. Uma peça única cumpre bem esse papel, não é?

Como é a rotina de uma ilustradora? 

Não é segredo que vivemos em um mundo acelerado. Isso não é diferente. Se quisermos ser estratégicas e autênticas, precisamos nos reinventar a todo o tempo. É isso o que a Hyna faz. 

Hyna tem uma relação muito próxima com o desenho. “Aprendi a escrever porque queria desenhar as letras”, conta. Mas, desde a infância até agora, foram muitos cursos, graduação, especializações e aperfeiçoamento. 

A Hyna também é professora de desenho e, mesmo ensinando, está sempre à procura de novos aprendizados. O motivo? As tendências para a comunicação não-verbal também mudam recorrentemente. Tudo é novo em pouco tempo: técnicas, tecnologias e estilos.  

É preciso, então, estar sempre alerta às novidades desse universo tão dinâmico. A motivação para tudo isso não falta. Afinal, a razão pela qual a Hyna é ilustradora é simples: ela decidiu não parar de fazer algo que sempre gostou. 

Sorte a nossa ter essa profissional tão competente e poder pensar estrategicamente em cada ação que desenvolvemos com nossos clientes.  

Quer saber mais sobre as estratégias que usamos aqui na Sophí? Nos acompanhe nas redes sociais! Estamos no Instagram e no LinkedIn.