Você, alguma vez, já interrompeu uma leitura porque uma frase te pareceu confusa? Ou então uma palavrinha não fez sentido no contexto, e você suspeitou de que um erro de digitação confundiu duas palavras muito parecidas? Pois uma boa revisão poderia ter prevenido esses erros.
Por isso hoje vou falar um pouco sobre a importância de revisar qualquer tipo de texto e por que isso deve ser feito por uma pessoa diferente do autor – e que tenha o conhecimento adequado para essa função.
Mesmo no mundo moderno, a gramática é útil e necessária
Desde que as redes sociais começaram a se popularizar, a liberdade da comunicação por esses meios deu abertura a adaptações da linguagem. “Você” vira “vc”, “porque” vira “pq”, “mesmo” vira “msm”.
Além da busca por rapidez na comunicação, muitos grupos modificam a escrita por estilização, para criar identificação dentro daquele nicho. Tornam-se comuns palavras com letras repetidas; outras línguas são incorporadas com naturalidade no diálogo; a mistura do inglês com o português cria gírias etc. Assim, a Internet passou a ter vocabulários – sim, no plural – próprios.
A gramática tradicional, que já era vista como inimiga por muitos, vai sendo jogada para escanteio. Hoje em dia é comum que as pessoas, ao receberem uma mensagem sem abreviações e com pontuação, interpretem isso como um sinal de irritação ou até mesmo presunção. Isso mostra como estamos desacostumados à gramática.
No entanto, ela continua sendo mais do que útil: necessária! A gramática existe principalmente para padronizar a comunicação escrita. Na fala, há diversos recursos que ajudam a passar o sentido que pretendemos. No entanto, na escrita esses recursos são limitadíssimos. Uma pontuação trocada, um acento fora do lugar, e a mensagem vira outra!
Se isso já gera equívocos em uma conversa privada, imagina em um anúncio público?! Uma vírgula errada pode levar seus clientes a entender o oposto do que você quis dizer. Um assunto complexo abordado em um texto confuso e mal-escrito pode acarretar centenas de ligações na sua central de atendimento.
Por isso é importante que uma pessoa competente revise seu texto. Isso faz parte da criação de uma boa relação com seus clientes, contribuindo para que eles tenham uma experiência positiva ao se relacionar com sua marca.
Saiba mais sobre como uma escrita focada em estabelecer conexão com usuários pode beneficiar seu negócio!
É essencial que outra pessoa além do autor revise o texto
Um hábito bem comum no mercado é o acúmulo da função de revisor com outras que, muitas vezes, nem têm relação com texto. Quem nunca viu uma vaga para “redator/revisor”, ou ainda “designer/revisor”?
Agora, por que isso é uma prática ruim, além dos motivos óbvios? Mesmo que o redator de um texto tenha formação também para revisar, nunca é bom que ele mesmo seja responsável por essa tarefa; vale para qualquer tipo de texto. E isso se deve ao fato de que:
- A nossa leitura fica viciada.
Quando estamos trabalhando em um texto, nos acostumamos a ele de uma forma que torna difícil visualizar certos problemas. Durante a leitura, assimilamos rapidamente o conteúdo, o que pode nos levar a não perceber que faltou uma letra ou até mesmo uma palavra inteira na frase, visto que completamos automaticamente as lacunas.
- Ambiguidades podem passar despercebidas.
Ao escrever, você sabe o que quer dizer. Mas, para alguém de fora, pode ser que alguma parte soe confusa ou ambígua, algo que o próprio autor pode não perceber.
- É uma atividade que exige atenção e foco redobrados.
O revisor de texto precisa ser capaz, por meio de uma formação adequada, de assegurar a correção de erros. E, além disso, de cuidar que a mensagem seja passada. Você pode imaginar o quanto de atenção e conhecimento técnico essa atividade requer, certo? Assim, é necessária uma pessoa inteiramente por conta de exercer essa função, com foco e competência.
Pensando em publicidade, esse profissional também será capaz de editar tom e voz de acordo com cada cliente, público-alvo e persona, aperfeiçoando ainda mais a já citada relação com o seu público.
Um texto bem-escrito traz maior credibilidade à sua marca
Um texto bem-escrito, com uma mensagem clara, objetiva e adequada ao público-alvo, além de beneficiar seu negócio por meio da relação com o público e da eficácia de sua comunicação, dará mais credibilidade à sua marca.
Se você bate o olho em um anúncio e percebe um erro de edição ou então fica incerto sobre o sentido da frase, isso passa uma impressão a você, não é? E, certamente, uma impressão negativa. Pense em quantas páginas na internet já viralizaram uma postagem de um anúncio com sentido ambíguo, erros de digitação, frases malconstruídas. E esse não é o tipo de divulgação que você vai desejar para sua marca.
Mesmo textos curtos precisam de revisão
Agora que já explicamos as vantagens de uma boa revisão, vale lembrar que: todo texto precisa ser revisado. Na correria do dia a dia, você pode cair na tentação de pensar “é só uma frase curta, não é possível ter erro”. Porém, mesmo textos curtos podem conter erros gramaticais, e até pequenas frases podem ser ambíguas.
Aquele trechinho de menos de dez palavras pode conter desde um erro de digitação até uma vírgula que muda o sentido da frase. Por isso, atenção! A revisão de texto precisa ser parte integrante do fluxo de trabalho, como qualquer outra etapa.
É comum que as marcas, ao buscarem se aproximar do público, pensem em usar a mesma linguagem dele. Mas temos que ter em mente que, dificilmente, seu público será homogêneo, e você vai querer que sua mensagem possa ser compreendida pelo maior número de pessoas.
Por isso é importante equilibrar o tom e voz da sua marca com uma escrita que seja clara, acessível e correta. E o profissional que poderá te ajudar nisso é o revisor de texto.
Aqui na Sophí, nós temos uma Unidade de Revisão composta por profissionais capacitadas para tornar nosso conteúdo ainda melhor! Saiba mais sobre nossos serviços nos acompanhando também nas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn.