Já ouviu aquela expressão “uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa”? Então, ela se encaixa perfeitamente aqui. Muita gente tende a achar que UX Writing (escrita para experiência de usuário) é a mesma coisa que produzir um bom copy  para uma peça ou landing page que converte; porém, estruturar uma escrita UX é bem diferente disso. 

Você com certeza já ouviu falar das maravilhas dessa técnica, mas pode ser que tenha dificuldade em diferenciar esse novo modelo do copy tradicional. Pra isso, separamos neste artigo algumas vantagens de ter expertise em UX Writing e trabalhar esse conteúdo nos seus produtos. 

A construção de uma conversa com o usuário que vai além da venda 

UX Writing é uma escrita para o usuário com uma linguagem feita para se conectar com as pessoas – e não para a venda. Por isso, não é correto compará-lo ao tradicional Copywriting. O profissional responsável pelo UX Writing vai trabalhar com o time de design de produto. 

Antes, a linguagem de softwares e eletrônicos era feita, geralmente, por quem construía ou criava o produto digital: os programadores e os designers de produto. Com o tempo, percebeu-se a importância de tornar ainda melhor a experiência do usuário, o que também tem a ver com o aumento da concorrência e necessidade de diferenciação.  

Afinal,: um produto com design bonito e sem conteúdo é um enfeite, um objeto sem alma. 

O seu produto vai ter “vida própria” e “abraçar” as necessidades do usuário 

Um produto com vida própria precisa ser acessível e inteligente. Por exemplo, as crianças hoje em dia aprendem sozinhas a mexer em tablets e smartphones, e pode não parecer, mas isso tem tudo a ver com boas soluções de UX Writing e design combinados. É a junção perfeita que faz com que o produto responda às necessidades do seu cliente.  

Para isso, o profissional que trabalha com essa modalidade tem que fazer uma pesquisa de mercado e produto – além de entender a fundo quais são os problemas a serem solucionados –, alinhando-a com os objetivos da marca. 

Seu tom e voz seguido à risca em todas as ferramentas online da sua empresa 

Trabalhar o UX Writing dos seus produtos é levar para eles, por meio da linguagem, o tom e voz da sua empresa, seus valores e essência. Imagine que você se comunica nas redes sociais de uma forma próxima, amigável e simples. Porém, quando o cliente chega ao seu site, ele encontra um tom completamente diferente: mensagens sérias, tópicos longos que não passam a mensagem de que ele precisa e o chatboot da página tem uma linguagem tão robótica que fica nítido que a conversa é com uma inteligência artificial. 

Quando há uma pessoa especialista em experiência do usuário para pensar a escrita do seu produto, é possível alinhar a linguagem da sua empresa como um todo: respeitando principalmente a sua essência e a essência de quem se identifica com você. 

Pensar UX é pensar no futuro

Atualizar-se, estar à frente no mercado é ter uma estratégia alinhada não apenas de venda, mas principalmente de comunicação. Existem alguns cases de sucesso em que você pode se inspirar, como o Nubank ou a grande precursora desse modelo de comunicação, a Google, que incentiva todos os seus clientes a conhecerem melhor e adaptarem seus produtos com estratégias focadas em UX. 

Conheça essas empresas, seus tons e vozes, ferramentas e produtos. Assim você pode começar a pensar na sua própria estratégia de conteúdo. 

Já começou a estruturar o seu UX Writing? 

Você já tem um UX Writer para pensar a estratégia da sua marca? Reúna seu time, junte design e conteúdo, analise as suas necessidades. Aqui na Sophí, temos times qualificados para te ajudar a traçar estratégias de marca, branding e tom e voz. Converse com a gente! 

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