Já pensou se o post da nova cor de cabelo da Billie Eilish, que ficou em 4º lugar dos mais curtidos por segundo em 2021, se transformasse em uma obra de arte com um valor incalculável? Com o NFT, a foto original pode se tornar um produto rentável e até mesmo milionário! Mas o que a publicidade e o marketing têm a ver com isso? Senta que lá vem história! 

Primeiro de tudo: Você sabe o que é um NFT? 

NFT significa token não fungível que é, em outras palavras, algo que não pode ser substituído e nem trocado porque tem propriedades ou características exclusivas. 

Um item fungível pode ser trocado por outro desde que seja do mesmo valor, ao contrário de uma obra de arte, por exemplo, que tem um valor único que não pode ser substituído por outro. Por exemplo: você pode trocar uma nota de 10 reais por um prato de lasanha, mas o quadro da Monalisa, pintado por Leonardo Da Vinci, tem um valor incalculável e, apesar de existirem várias cópias, só uma é a original. 

E isso é o NFT. O primeiro foi criado em 2014 pelo artista Kevin McCoy e pelo empreendedor Anil Dash em um evento no Museu de Arte Contemporânea de Nova York. O tema era a conexão entre tecnologia e arte. Para fazer uma demonstração, Anil Dash criou o NFT Namecoin no blockchain, uma empresa de serviços de criptomoedas criada para registrar transações e rastreamentos de ativos tangíveis ou intangíveis. 

Desde então esse formato vem se tornando popular no mercado do metaverso

Como o marketing e a publicidade entram na história? 

Já faz algum tempo que grandes marcas vêm encontrando nessa tecnologia uma forma de transformar as suas relações com o cliente. Um desses exemplos é a Nike, que comprou uma start-up de NFTs para lançar calçados digitais. Esse modelo de NFT também ajuda muitos designers que querem patentear suas artes em ambiente digital.  

A internet e as redes sociais produzem um mundo de informações e conteúdos que perdem seu valor com muita facilidade. Com o NFT, surge a possibilidade de criar algo novo e relevante para a sua persona e que tem um valor imensurável. Por isso estar por dentro dessa novidade ajuda a pensar em possibilidades nunca antes imaginadas. 

O que o NFT possibilita para esse mercado? 

Autenticidade, essa talvez seja a palavra mais correta para classificar um dos benefícios que este token não fungível pode oferecer para a sua marca. 

Imagine ter em mãos patentes originais com um valor que só cresce com o passar do tempo, além de oferecer garantia de originalidade. 

Só com essa tecnologia é possível vender um tênis NFT que ninguém tem igual, é único e seu. É essa a proposta desse novo dispositivo. 

A tecnologia também ajuda na construção de brand lovers ainda mais engajados com a sua marca, com possibilidade de personalização e de criação de valor para o produto que você oferece. A ideia é criar pontes entre marcas e clientes, configurando uma relação próxima de identificação, que aumenta a sensação de pertencimento de quem compra com você. 

Quais são os impactos no branding e no marketing da sua marca? 

Mas calma! Tudo isso ainda é muito novo e está em uma fase de teste. Por esse motivo, essa ainda não é uma tecnologia acessível. Porém tudo indica que, com o passar do tempo, o metaverso vai crescer e as barreiras entre o mundo digital e o mundo físico vão diminuir ainda mais. 

Mas nós já podemos apontar um case de sucesso recente de NFTs. Olha só: 

O Taco Bell, uma empresa de restaurantes fast food de comida mexicana, é um exemplo de marca que utilizou esse serviço. Em 2021, a empresa lançou artes digitais colecionáveis de tacos e burritos que foram vendidos por apenas 2 dólares em menos de 30 minutos. Em um dia, o preço das artes subiu para 18 mil dólares. E conforme essas “propriedades digitais” iam sendo revendidas, um valor diferente era lançado pelas peças, como em um leilão de arte. Interessante, né?! 

E mais: mesmo tendo vendido as artes originais por preços baixos, o Taco Bell ainda recebe 0,01% do valor a cada nova compra. Ou seja, a cada nova venda de tokens por preços cada vez maiores, eles recebem um percentual de lucro. 

E aí, o que você acha dessa tecnologia? 

Você já está pensando em como inserir os NFTs na estratégia da sua marca? Conta pra gente e não deixe de acompanhar as nossas redes sociais: estamos no Facebook, no  Instagram e no Linkedin.

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