Um recente estudo divulgado pela Edelman, uma empresa global de marketing para comunicação, revelou o que já suspeitávamos: os consumidores brasileiros se “envolvem” com suas marcas preferidas. O uso do verbo envolver não foi escolhido ao acaso. Ele aparece como uma das etapas de relacionamento entre consumidores e marcas no “índice global de relacionamento” (no original “Edelman Brand Relationship Index”), criado para a pesquisa.
De acordo com Edelman, o vínculo das pessoas com as marcas trafegam pelas etapas “indiferença” do consumidor ao “comprometimento”, passando pelo “interesse”, “envolvimento” e “dedicação”. A empresa ouviu 13 mil pessoas de 13 países e descobriu que nós, brasileiros, e entre consumidores do mundo inteiro, estamos mais para “envolvidos” e “dedicados” às nossas marcas preferidas do que para os demais níveis.
A pesquisa também revelou que “relacionamento” é a palavra de ordem quando o assunto é a conquista e a fidelização dos consumidores – e o caminho a se trilhar para chegar no estágio de “envolvimento”, o nível preferido pelos brasileiros. E para isso não basta ter um produto ou serviço de qualidade, pois as pessoas anseiam por um diálogo permanente e relevante com as empresas que admiram.
É preciso envolvê-las em conversas relevantes e, mais do que falar de si, saber ouvir e engajar as pessoas. Esse é o perfil dos novos consumidores! Eles querem opinar, elogiar, perguntar ou reclamar. Querem conhecer o posicionamento de sua marca preferida com relação ao meio-ambiente e que ela inspire confiança.
Edelman Brand Relationship Index – Os entrevistados avaliaram sete dimensões de seu relacionamento com uma marca favorita, selecionando uma das cinco declarações que melhor descrevem o relacionamento. O índice resultante, na escala de 0 a 100, é uma média das sete dimensões. Fonte: Edelman.
E você sabe qual a primeira coisa que os novos consumidores fazem quando querem falar com uma empresa? Eles procuram na web! Se não tem Fanpage, já se desanimam, mas tentam outros canais como sites, linhas virtuais, e-mails e redes sociais. Por isso, manter esses canais ativos e saudáveis é um diferencial tão grande sua empresa.
Às marcas, cabe o trabalho de se adequar para ouvir as pessoas por meio dos múltiplos canais de comunicação em que trafegam! A tecnologia está dando uma colher de chá para que empresas e marcas estabeleçam relacionamentos de confiança com seus consumidores, mas muitas não estão sabendo aproveitar a oportunidade.
Criam páginas no Facebook e abandonam depois de um tempo, deixam sites desatualizados ou até mesmo desabilitados e criam e-mails de “contatos” que não funcionam. Essas atitudes abalam a confiança com consumidores que esperam um diálogo, afinal ninguém gosta de falar sozinho, não é mesmo?
Estamos caminhando para um mundo cada vez mais sem fronteiras entre o online e o offline, então porquê não integrar os meios de comunicação da sua empresa para que os clientes sintam-se à vontade para falar no canal que preferirem? Praticamente não temos mais telefone fixo em casa. Utilizamos nossos smartphones para uma série de coisas, entre elas pesquisar sobre produtos, pedir opinião aos amigos sobre eles, comprar pela internet e elogiar se for um produto bacana. Eventualmente, utilizamos para fazer uma ligação.
Por Danielle Gláucia, jornalista e Produtora de Conteúdo da Sophí.
Entendeu a importância dos canais virtuais para dialogar com os “envolvidos” pela sua marca, mas não sabe por onde começar? Fale conosco! Somos uma agência especialista em marketing digital com profissionais certificados para criar e manter seus canais de relacionamento. Fale conosco também pelo Facebook e ou Instagram.