Você sabe o que é a curadoria de conteúdo? Significa pesquisar e organizar materiais relevantes para compartilhar com o seu público e propor reflexões a partir daí. Não significa falta de originalidade, é a oportunidade de mostrar o que as pessoas querem ver, mas de maneira humana e empática.
Não é necessário produzir constantemente coisas novas. Você pode compartilhar o que já existe com o devido contexto e créditos à fonte original, mas com a sua opinião. Que tal?
Se você é produtor de conteúdo e quer melhorar a sua curadoria, dá uma olhadinha nas dicas abaixo!
Confira 4 passos essenciais para praticar a curadoria de conteúdo!
1. Descubra suas fontes
Para começar a curadoria, não basta simplesmente compartilhar conteúdos aleatórios, você precisa encontrar fontes confiáveis que falem sobre assuntos de interesse do seu público-alvo.
2. Pesquise, filtre e registre o mais importante
Acompanhe publicações de artigos, notícias e posts sobre os temas que são relevantes para o seu público. E não deixe de acompanhar o que as pessoas estão dizendo a respeito deles.
Conte também com o auxílio das ferramentas para não perder nenhuma atualização; o uso do Google Alerts e do RSS feeds pode te ajudar.
3. Reúna as informações por assuntos
O que acha de ter uma pasta separada por assuntos para reunir os materiais mais importantes e que podem ser compartilhados? Assim você garante mais organização e agilidade ao seu trabalho. Só não vai esquecer esses materiais parados por lá, hein?
4. Contextualize e mostre o seu ponto de vista
Chegou a tão aguardada hora! Dê o seu toque pessoal ao conteúdo que está sendo compartilhado. Afinal, só repassar a informação sem contextualizar não adianta, expresse sua opinião e acrescente dados que façam sentido para o dia a dia dos seus seguidores. E não deixe de explicar o motivo que levou você a fazer essa publicação.
Ah! E assim que fizer a curadoria dos materiais que se aplicam à sua estratégia, você precisa decidir os canais que vai usar para divulgar os conteúdos.
E quais são as melhores ferramentas que podem te ajudar na curadoria de conteúdo?
Ter ferramentas que auxiliem na sua rotina é fundamental para deixar o seu trabalho mais prático e eficiente. Além disso, traz resultados mais precisos e turbina sua pesquisa. Separei algumas opções pra você testar, olha só:
1. Redes Sociais
Grandes aliadas na busca e no monitoramento de fontes que você tem como referência. Com as redes sociais, é possível filtrar os assuntos de seu interesse, ou da sua empresa, e encontrar os temas que são relevantes para o seu público-alvo.
O Facebook e o Twitter são extremamente importantes para o processo de uma boa curadoria. Sim, o Twitter também: já pensou em utilizá-lo para te ajudar nessa busca? E antes que você pense: “Mas minha empresa não está nessa mídia”, eu te digo: não precisa! Você pode usar a rede apenas como ferramenta de busca. Basta seguir as publicações dos perfis que você tem como referência.
2. Google
Lembra o que foi citado anteriormente? O Google Alerts nos ajuda com notificações sobre materiais que contenham determinadas palavras-chave, previamente cadastradas. Pode trazer boas ideias!
O Google Drive também pode ajudar bastante na criação de pastas separadas por assuntos, pra não perder nenhum dado que precisa ser compartilhado.
3. BuzzSumo
Impossível viver sem! O BuzzSumo ajuda a filtrar os conteúdos com pesquisas por tópicos. Cada palavra-chave pesquisada traz resultados por número de compartilhamentos e backlinks de cada notícia e artigo.
4. Flipboard
Ele é um agregador de notícias e permite que você personalize de acordo com as informações que deseja acompanhar. Assim, você fica por dentro de todas as novidades. Legal, né?
5. Feedly – RSS
Quando pensamos em ferramentas RSS, logo lembramos do Feedly. Ele te ajuda a encontrar e acompanhar as novidades dos seus sites favoritos.
Caso ainda não saiba, RSS são diretórios e links que nos direcionam para publicações mais recentes. Você fica constantemente atualizado sobre as publicações dos portais que acompanha.
Com a pesquisa de palavras-chave, é possível encontrar os melhores feeds, blogs e sites relacionados ao tema de interesse.
Ah! E não esquece que vale sempre a reflexão: será que o mundo precisa de mais um conteúdo sobre isso? Afinal, você, como curador, exerce o papel de mediador na comunicação com os seus seguidores.
Gostou das dicas? Agora é só botar a mão na massa e começar a curadoria.