Entenda a importância de marcas se alinharem à pauta LGBTQIA+

Todo ano, junho marca uma comemoração muito especial, mas, mais do que especial, esse é o mês de celebrar a existência e a resistência das pessoas LGBTQIA+. Historicamente, esse é um grupo perseguido e que sofre com a intolerância e o desrespeito. Por isso, é muito importante termos uma campanha mundial para falar sobre as dores dessas pessoas, promover conscientização e abrir diálogos importantes.
O mês de junho foi escolhido para essa mobilização, porque em 28 de junho de 1969 a polícia de Nova York invadiu o bar Stonewall Inn (lugar frequentado por membros da comunidade LGBTQIA+), o que desencadeou uma série de protestos e movimentos em prol da busca de direitos para a comunidade.
E, dentro do debate, é interessante que as marcas se posicionem e participem desse movimento em busca de respeito. Mas não podemos reduzir essa participação a posts nas redes sociais ou frases clichês, as ações precisam ir além disso e se tornarem verdadeiras aliadas.
Atualmente, temos algumas marcas que fazem presença no mês do orgulho LGBTQIA+, com campanhas conscientes e que transformam a visão sobre essa comunidade. Separamos cinco campanhas incríveis de marcas que apoiam a causa e fizeram algo sobre a data.

1- Netflix

A plataforma de streaming Netflix é uma das empresas que mais prega a diversidade em suas produções. Podemos observar isso nos inúmeros personagens em suas séries e filmes que fazem parte da comunidade LGBTQIA+. No ano passado, assim como neste ano, a pandemia do coronavírus impediu que a famosa e tradicional parada LGBTQIA+ de São Paulo acontecesse. Mas, para marcar a data, a Netflix produziu um comercial, de um minuto, que foi reproduzido no intervalo do programa Fantástico da Rede Globo (emissora com maior audiência do país), reafirmando a importância desse evento. O vídeo mostra falas marcantes de personagens LGBTQIA+ sendo projetadas nos prédios do centro de São Paulo. Mais do que uma produção de posicionamento de marca, exibir um vídeo como esse no intervalo de um dos programas de maior audiência da televisão e mostrar o orgulho dessa comunidade são ações essenciais para mudar as convicções de muitas pessoas.

2- Ambev

A Ambev é uma das principais marcas de produção de bebidas no Brasil. Ao longo da história, marcas de cerveja se distanciaram muito da comunidade LGBTQIA+ e construíram a ideia de que esse era um produto voltado apenas para o público hétero e masculino. É por isso que a campanha #OrgulhoNãoPara da Ambev é tão importante. A marca iniciou suas ações com um desfile pela Avenida Paulista em São Paulo, com caminhões formando um arco-íris (bandeira do movimento LGBTQIA+), para convidar as pessoas a participarem da campanha. A ideia era que esse público compartilhasse nas redes sociais suas histórias de orgulho, e, para cada post, a Ambev doou um real para as organizações Casa 1, Casinha e Casarão Brasil, que apoiam a causa dessa comunidade.

3- Nubank

Falando em campanhas que vão além de posts nas redes sociais, a equipe de mídias sociais do banco digital Nubank realizou sua primeira campanha offline para o mês do orgulho LBGTQIA+, com o objetivo de se distanciar da ideia de apenas se posicionar de forma superficial na internet. A campanha Cheios de orgulho criou adesivos para marcar estabelecimentos que aceitam e respeitam todos os integrantes da comunidade LBGTQIA+, sem discriminação. A ideia é que outros estabelecimentos se interessem em ganhar o selo e passem a criar ambientes diversos e inclusivos. Parece uma atitude simples, mas estimular que esses lugares entendam a responsabilidade de criar um ambiente de respeito e bem-estar para todos é um progresso significativo e muito simbólico.

Nosso roxo é de orgulho: imagem da bandeira LGBTQIA+ com o logo no Nubank e os escritos
Fonte: Site Nubank

4- Google

O Google é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, isso é um fato. E o que uma marca desse porte pode fazer para contribuir para pautas importantes? O Google preparou diversas ações para o mês orgulho LGBTQIA+, entre elas o Fundo Emergencial Global LGBTQIA+ contra a covid-19, que vai distribuir o valor de US$ 2 milhões para organizações LGBTQIA+ de mais de 60 países. Outra implementação muito importante foi uma ação criada na ferramenta do Google Maps, em que pessoas trans conseguem localizar estabelecimentos com banheiros de gênero neutro.

5- Casas Bahia

Agora falando sobre uma ação comercial que teve um impacto positivo, temos a campanha desenvolvida pela grande rede de varejo Casas Bahia. Como todos sabem, a edição deste ano do Big Brother Brasil teve o primeiro beijo gay da história do programa protagonizado pelos participantes Gil do Vigor e Lucas Penteado. É interessante pensar que, em mais de 20 anos de programa, o primeiro beijo entre um casal de homens tenha acontecido apenas em 2021. O beijo é uma atitude natural, mas muito simbólico. Após a repercussão, os dois participantes foram convidados pelas Casas Bahia para estrelar um comercial e fazer uma analogia sobre o momento em que a pessoa LGBTQIA+ decide assumir sua sexualidade ou gênero. Popularmente conhecido como “sair do armário”, esse é um assunto muito marcante para a comunidade e que deve ser tratado com a devida naturalidade e importância. Gil e Lucas se assumiram publicamente no programa e, no comercial, reforçam que esse ato deve ser feito quando a pessoa se sentir confortável e preparada. E, é claro, espera encontrar compreensão, acolhimento e principalmente amor.

Extra! – Localiza

Acho que temos espaço para mais uma campanha importante. A Localiza é uma das maiores empresas de aluguel de carro do mundo e, com isso, tem voz para alcançar muita gente. Quando falamos que é relevante que marcas se posicionem, estamos apontando para mudanças que começam dentro dessas corporações e chegam à comunidade como um todo. Pensando nisso, a Localiza desenvolveu, para o mês do orgulho LGBTQIA+, ações para mudanças internas, como a criação de um comitê de diversidade, a contratação de uma consultoria que trata de diversidade e a realização de lives, palestras e rodas de conversas sobre o tema. Vagas específicas para pessoas trans é outra ação da marca, e bem sabemos que esse grupo tem poucas oportunidades no mercado de trabalho. Para promover transformação, precisamos começar pelo nosso próprio espaço. Que essa atitude incentive outras grandes empresas a levarem esse debate para o dia a dia.

Precisamos que mais ações como essas sejam desenvolvidas e ajudem a espalhar por aí a aceitação e o respeito. As marcas podem sim ser grandes aliadas e promover debates importantes por meio de campanhas inteligentes e inquietantes.
Faça parte!