A comunicação organizacional é uma área de atuação que se transforma constantemente e que, algumas vezes, as pessoas não entendem o seu real significado dentro do setor corporativo. 

Você já se perguntou como esse tipo de comunicação pode contribuir para a sua empresa? Então fica por aqui, porque preparamos algumas dicas importantes para você se manter atualizado sobre esse assunto desafiador. Vem comigo! 

1. Comunicação humanizada dentro das empresas  

Um bom diálogo é fundamental para criar um clima organizacional saudável, o que, consequentemente, incentiva a equipe a realizar o seu melhor trabalho. Mas você já pensou em como utilizar a comunicação humanizada como estratégia? É que nesse sentido os líderes precisam desenvolver a prática de escutar e dialogar com empatia. 

Uma ótima estratégia, por exemplo, é retirar formalidades durante as reuniões e passar a ter uma troca de maneira mais natural e individual com os colaboradores. Um bate-papo mais flexível pode dar mais confiança para que as pessoas se sintam à vontade para contribuir, criando uma proximidade entre todo o time, que entende sua participação como algo essencial para a empresa. 

2. Variedades nos modelos de trabalho   

Você sabia que existem diversas possiblidades de alcançar o seu funcionário onde ele estiver? Com a implementação de modelos de trabalho remoto, que foram adotados principalmente durante a pandemia, muitas empresas viram a necessidade de investir em canais de comunicação variados, que são utilizados conforme a necessidade de cada organização, função e demandas. 

Para as opções de trabalho em home office, por exemplo, a comunicação pode ser feita por um aplicativo próprio da empresa, com boletins informativos via e-mail e por plataformas de mensagens. Já no caso de quem está no modelo híbrido ou presencial, outras ferramentas podem ser utilizadas, como boletins impressos e reuniões semanais de pauta presenciais. 

3. Decisões por meio de dados   

Quando falamos de comunicação corporativa, é fundamental pensar em estratégias para melhorar a performance interna. E, nesse sentido, dados são primordiais na hora de tomar decisões. 

Afinal, é preciso mensurar e analisar o comportamento dos colaboradores para entender se um plano de comunicação está sendo efetivo ou não. Alguns indicadores que você pode examinar são: 

  • quais canais funcionam melhor; 
  • a porcentagem de funcionários que abrem ou interagem com e-mails, enquetes e pesquisas; 
  • os dias e horários com maior presença de colaboradores na empresa; 
  • o volume de interações nas plataformas de comunicação e aplicativos. 

Com esses dados, é possível desenvolver a estratégia necessária para melhorar a comunicação de maneira mais efetiva com todos. 

4. Digitalização dos meios de comunicação  

Muito mais do que apenas deixar de usar o papel, a digitalização é uma mudança cultural que pode trazer vários benefícios para sua empresa. A utilização de ferramentas modernas permite que as pessoas interajam e sejam impactadas de forma instantânea. 

É o caso do Mural Digital, uma ferramenta que é composta por telas digitais que são instaladas em pontos estratégicos dentro da empresa, como corredores, salas de reunião, refeitórios e espaços de convivência. 

Por meio de um software, a gestão dos conteúdos que serão exibidos nessas telas é feita de forma rápida e dinâmica. Assim, é possível que diversas campanhas, informativos e conteúdos especiais sejam veiculados. 

Case de sucesso de endomarketing 

Você com certeza já ouviu falar do banco Citibank, certo? A instituição financeira, que tem mais de 200 anos de atuação, está presente em 98 países, dos quais 23 são da América Latina — a sede do Brasil está localizada em São Paulo. Mas, além de ser referência no setor financeiro, o Citibank também se destacou com uma ação de endomarketing. 

A empresa criou uma campanha de comunicação interna chamada “Sou Mais Citi”,  onde fotografou os colaboradores sem que eles soubessem o porquê, por 10 dias, com a mão no peito para demonstrar o afeto que sentiam pelo local de trabalho. 

As peças foram utilizadas como material publicitário para a campanha de endomarketing. O sucesso foi tão grande que a ação prevista apenas para o Brasil foi exportada para Colômbia, Honduras, Equador e Peru e ganhou o prêmio Global Citi Marketing Award 2009. 

E aí, tudo pronto para ter sucesso na hora de engajar os seus funcionários? Afinal, um negócio que não investe na sua equipe pode ter um impacto negativo nos seus produtos e serviços. 

Aqui, na Agência Sophí, contamos com um núcleo especializado em comunicação interna que já atende uma rede de franqueados e está pronto para te ajudar a otimizar a comunicação na sua empresa. Entre em contato conosco e vamos conversar! Nos acompanhe através das redes sociais: Linkedin, Facebook e Instagram.