O home office se tornou realidade em muitas empresas após o isolamento imposto pelo coronavírus. Até pouco tempo, trabalhar em casa não era comum na cultura do nosso país e era restrito a empresas com organizações mais modernas. Por aqui, esse modelo de trabalho sempre foi uma realidade, e nós amamos!
Desde o início da Sophí, pensamos em como poderíamos oferecer para nosso time um ambiente confortável, livre e tranquilo. Por mais que nosso espaço físico tenha todas essas características, chegamos à conclusão que não existe lugar melhor que nossa casa, não é mesmo?
Neste conteúdo, queremos te mostrar o motivo de sermos apaixonadas pelo home office e como cada uma pode criar sua própria rotina em seu espaço individual. Vem comigo!
Mas por que o home office é tão bom?
Com o futuro caminhando para a simplificação de processos, não é surpresa para ninguém que empresas procuram repensar a forma tradicional de organização. O conceito de home office surgiu entre os anos 80 e 90, com a criação dos computadores pessoais. Com essa nova tecnologia, foi identificada a oportunidade de otimizar a rotina e reduzir gastos, enviando a equipe para trabalhar de casa.
Na Sophí, a rotina foi pensada para atender a realidade do home office desde as reuniões virtuais até a comunicação por aplicativos de mensagens e as confraternizações online. Junto ao nosso time, estamos sempre tentando entender o que funciona e o que não funciona no dia a dia.
E, para descobrir o que é bom no home office, fizemos uma pequena pesquisa interna e percebemos que alguns benefícios dessa rotina foram muito citados por nossas Sophí Girls. Por isso, queremos compartilhar com você o que faz o nosso time amar o home office e que vai fazer você amar também!
Flexibilidade
Essa foi a vantagem campeã de citações. Não é difícil de imaginar que entre todos os benefícios do home office, a flexibilidade seja uma das mais atraentes. Cada pessoa tem sua forma de trabalhar, um horário em que é mais produtiva e uma rotina única.
No home office, é possível que a empresa delimite um horário mínimo e máximo para o início e término da jornada de trabalho para que o colaborador escolha qual o melhor período para ele cumprir suas horas diárias. Assim, cada um pode utilizar seu tempo da melhor forma.
Ganho de tempo
Ainda falando de tempo, é fato que uma das coisas mais estressantes do trabalho presencial é o tempo que a gente perde com deslocamento, não é mesmo? No home office isso não existe, e que bom!
Pense em quanto tempo você ganha sem precisar pegar transporte público ou ficando agarrado no trânsito? Esse tempinho que sobra pode ser investido em outras coisas da sua rotina, como tarefas domésticas, atividades para relaxar, se dedicar aos seus hobbies, fazer cursos ou até mesmo dormir um pouquinho mais.
Conforto
Existem certas comodidades que só encontramos em nossa casa. Você é daqueles que só tem uma noite de sono ideal se dormir na própria cama? Muita gente se identifica com isso, então poder trabalhar no conforto de casa é uma baita vantagem.
Mas não estamos falando só do ambiente, falamos também de poder se vestir de forma mais confortável, poder escolher o lugar onde trabalhar, ter momentos de descanso de qualidade, mais horas de sono, fazer uma pequena pausa para brincar com seu bichinho e tomar um café.
Maior produtividade
Um dos tópicos do código de cultura da Sophí é que somo humanas e descansamos. Você sabia que quanto mais descansada e relaxada maior será sua produtividade? É por isso que no home office muitas pessoas se sentem mais produtivas.
Trabalhar com a cabeça relaxada e com o corpo descansado ajuda sua mente a ser mais criativa, identificar soluções mais rápidas e fazer entregas mais assertivas.
Tempo com a família
Para finalizar, separamos aqui um tópico especial, principalmente para as mamães. Aqui na Sophí nós temos mulheres que também são mães e são diretamente beneficiadas por poderem trabalhar em casa. Essas mulheres têm a chance de poder estar com os filhos ao mesmo tempo em que trabalham.
A Nayara, nossa Redatora do Núcleo de Comunicação, explica sua rotina como mãe da Aurora e colaboradora da Sophí: “Geralmente eu tenho um dia pra cada função de casa. Então, divido minha rotina entre trabalho, filha e tarefas domésticas. O que eu mais gosto é que posso me dedicar à minha filha e ter a segurança de ter ela perto de mim.”
O que as Sophí Girls têm a dizer sobre o home office?
Separamos mais alguns depoimentos das nossas mulheres maravilhosas, contando o que mais gostam no home office, olha só:
“A maior vantagem é estar mais segura, sem precisar me expor em transporte público e restaurantes durante a pandemia.”
“O que eu mais gosto do home office é a liberdade de não precisar me arrumar pro trabalho e o fato de não perder tempo com deslocamento.”
“O que mais gosto é da liberdade de adequar meu tempo livre.”
“Amo a liberdade que tenho para fazer minhas refeições e aproveitar o horário de almoço para descansar. Além de poder cuidar do meu filho, o que é maravilhoso!”
“No home office, minha proximidade com a família melhorou muito, temos uma melhor comunicação um com o outro.”
“Em dias de sol, consigo até tomar um solzinho na janela de casa, posso tomar café com maior tranquilidade também. Pra mim, o home office não tem nenhum ponto negativo, muito pelo contrário.”
“Gosto da flexibilidade do home office, além da melhoria na produtividade. Por trabalhar sozinha, é possível focar mais nas atividades.”
“Quando deito, descanso, não é aquela conhecida sensação de cansaço constante. O trabalho se torna mais produtivo, ele não esgota nossas horas, nem nossa energia.”
E aí, o que você acha do home office?
As possibilidades e os modelos de organização de trabalho devem ser pensados para se encaixar à realidade de cada empresa e atender às necessidades dos colaboradores, clientes e parceiros. O importante é que todos estejam confortáveis e felizes!
Quer saber mais sobre o universo da comunicação e ficar por dentro de tudo que rola na Sophí? Você encontra a gente no LinkedIn, Instagram e também no Facebook.