O setor de franchising é uma tendência no mercado brasileiro que continua crescendo mesmo frente a um cenário atípico provocado pela pandemia.  Segundo a pesquisa Trimestral de Desempenho do Setor, realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), estima-se que em 2021 o setor de franquias aumentou sua receita em 8,4% em comparação a 2020 e movimentou cerca de R$ 168,1 bilhões.   

E não para por aí. O setor também totalizou 1.388.560 trabalhadores diretos nos meses de julho, agosto e setembro de 2021. E, ao que tudo indica, esse modelo de negócio vai atingir um novo patamar com a retomada da atividade econômica e da vida social pós-pandemia. 

Ou seja, investir em franquias é um mercado lucrativo e está conquistando novos adeptos. 

Bom, mas trazendo luz à realidade que às vezes não é tão clara. Todo ótimo resultado envolve muito trabalho e dedicação, certo?!  

Para conquistar todo esse sucesso e sua marca surfar nessa onda de crescimento que o setor de franchising proporciona, é preciso ficar atento a alguns detalhes. 

Quando você decide expandir o seu negócio e usar a sua marca para validar outros pequenos negócios, precisa pensar em alguns pontos importantes para fortalecer a parceria entre franqueador e franqueado. 

Mas quais são esses pontos?  

Calma, vamos te ajudar a trilhar esse caminho das pedras! Veja algumas estratégias que funcionam e podem contribuir para gerar valor e conquistar o seu franqueado.  

5 DICAS DE COMO GERAR VALOR PARA SEU FRANQUEADO 

1. Tenha um canal de comunicação com os franqueados 

A comunicação é essencial para que todo relacionamento funcione bem e para que não exista mal-entendidos, não é verdade? 

E, no mundo dos negócios, não poderia ser diferente. Para que sua parceria flua bem com o franqueado, a comunicação não pode ficar de fora. Por meio dela você pode trazer conteúdos e informações importantes, além de reforçar o senso de pertencimento do seu franqueado à marca.   

Algumas sugestões de formatos que você pode aderir: 

  • E-mails informativos e transacionais
  • Newsletter 
  • Comunicados 
  • Aplicativos corporativos ou de rede própria 

Dica importante: 

Pense na maneira como você deve comunicar. Estabeleça um tom de voz que seja a cara da sua marca! Use formatos e conteúdos estratégicos e que são essenciais para o trabalho da sua rede. 

2. Engaje os franqueados na marca 

Quando você concede uma franquia, você permite aos franqueados o uso do seu maior ativo, sua marca. Ela representa quem você é diante do mercado, e é importante que o franqueado conheça bem a marca. Por isso, invista em treinamentos e comunicações para que eles apoiem o posicionamento da marca e entendam que são parte de toda a formação do negócio. 

3. Ofereça suporte aos franqueados 

Conforme o tempo vai passando, e a franquia vai crescendo, é comum que o seu franqueado precise de suporte. Ofereça ajuda para auxiliar no dia a dia. Você pode atuar indicando ferramentas de gerenciamento, dashboards que mostrem o crescimento da franquia, auxílio/orientação em produção de mídia para divulgação e outras questões que podem surgir durante o processo. Criando assim uma boa relação com o seu franqueado. 

4. Crie ações que promovam a participação dos franqueados 

O embaixador da sua marca precisa se sentir parte dela. Imagine um time de futebol, todos os jogadores são essenciais. Aqui, é como se franqueado estivesse jogando junto com você, e somente por meio da parceria que vocês desenvolveram é que será possível marcar gols e subir na tabela.   

A ideia é criar ações para que o franqueado se sinta estimulado a participar e vestir a camisa da sua marca. Faça ações interativas, divertidas e dinâmicas personalizadas. Você pode apostar em: jogos em equipe, desafios, quizzes de conhecimento, gamificação dos processos e muito mais. Além de estimular o trabalho em equipe, essas ações contribuem para aumentar o senso de pertencimento do franqueado à sua marca.  

5. Escute o feedback dos franqueados 

O seu franqueado tem uma percepção, e ela precisa ser escutada com atenção. Aliás ele precisa se sentir respeitado e entender que essa parceria é sólida e benéfica para ambos. Uma escuta genuína do feedback é uma ótima demonstração de que você se importa com o seu franqueado.  

Promova pesquisas e estreite a relação. Essa estratégia pode resolver possíveis gargalos e evitar problemas futuros. 

E aí, que tal começar a implantar essas ações para seus franqueados? 

E olha, deixa eu te contar mais um segredo.  Aqui, na Sophí, nós vivemos essas ações no dia a dia e sabemos que elas funcionam. Temos um núcleo de comunicação interna formado por mulheres supercompetentes que atendem grandes empresas, entre elas uma rede de franchising. Elas sabem muito bem como atuar nesse setor e como colocar em prática as melhores estratégias. 

 E o resultado não poderia ser outro, só sucesso! 

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