Departamento. Essa palavra ainda é utilizada na sua empresa? Ela corresponde a um modelo organizacional muito consolidado no mercado, mas que vem perdendo força a cada dia.

Nas divisões por departamentos, os grupos são formados por pessoas da mesma área, inclusive o gestor ou coordenador, e geralmente há pouca comunicação entre um setor e outro – que, inclusive, podem ter pouco conhecimento das funções e tarefas exercidas fora de seu grupo.

Já dá pra notar que se trata de uma fórmula muito fechada e limitada, não é? Com um mercado cada vez mais competitivo, inovador e interativo, surgiu a necessidade de equipes multidisciplinares e ágeis. E isso é tudo que um squad oferece.

Você certamente já conhece essa palavrinha, mas já pensou em criar ou contratar um squad para a sua empresa? São só vantagens! Conheça um pouco mais desse modelo.

Características do squad

Uma criação da empresa Spotify e inspirada em métodos como o Scrum, squad é uma equipe pequena, multifuncional e cheia de autonomia. Os membros da equipe são de diferentes especializações, o que possibilita o seu trabalho de forma independente do restante da empresa. Ou seja, os squads não dependem de outro grupo para desenvolver suas funções, tomar decisões ou resolver problemas.

Autonomia e auto-organização, então, são palavras-chave aqui! Assim, fica fácil perceber que a agilidade vem de forma natural, né? Se os membros desse grupo, que, em conjunto, apresentam todas as skills necessárias e que estão em constante comunicação, não precisam de uma validação externa para cada passo do seu trabalho, as tarefas se desenvolvem com muito mais rapidez.

Além disso, ao reunir colaboradores de diferentes áreas, eles têm acesso a uma visão muito mais ampla do trabalho realizado, a novas perspectivas e a muito mais conhecimento. A experiência de todos é muito enriquecida.

Dependendo dos objetivos da empresa, diversas áreas distintas são possíveis no seu squad; o importante é que cada integrante seja especialista em seu campo de conhecimento e que tenha consciência coletiva e proatividade, sendo, muitas vezes, o único responsável pela sua área dentro do time. Ou seja, embora o squad possa ter um líder, cada membro age como gestor de si mesmo, o que economiza tempo e aumenta a produtividade

Squads na área de Comunicação e Marketing

Já mencionamos os benefícios na agilidade, na resolução de problemas e na comunicação mais precisa que essa estrutura proporciona. Fica claro, então, que squad tem tudo a ver com a área de Comunicação e Marketing.

São também características dos squads o desapego de práticas rotineiras, robotizadas, permitindo ao grupo ter mais atenção ao que realmente dá certo, ao que precisa ser abandonado ou implementado para que os resultados sejam alcançados.

Isso leva à flexibilidade para mudanças e novidades, o que é muito útil no Marketing. Desse modo, a visão crítica da equipe é apurada, os concorrentes são mais observados e o produto e/ou serviço do cliente no mercado é constantemente analisado.

Legal! São muitas vantagens mesmo. Mas talvez você esteja pensando o seguinte: implementar esse modelo entre os funcionários pode ser trabalhoso, porque exige uma mudança cultural em toda a organização. E, de fato, isso pode ser um grande desafio.

Mas aqui vem uma boa notícia: você pode terceirizar suas demandas ao criar seu squad em outra empresa, contratando um grupo 100% dedicado à sua marca ou serviço. Há muitas empresas disponíveis para isso, como a Sophí.

Para esclarecer suas possíveis dúvidas, fizemos uma pequena entrevista sobre o assunto com Danielle Pós, coordenadora do Núcleo de Conteúdo da Sophí. Dá uma olhada!

1. Quais são as principais vantagens de criar ou contratar um squad especializado em marketing de conteúdo?

No modelo de squad, temos pequenos grupos com profissionais de múltiplas áreas de conhecimento, integrados, interagindo e atuando em prol do objetivo do cliente. Eles trocam ideias, trazem sugestões, insights e visões de suas áreas e de suas experiências, e conseguem propor caminhos mais assertivos para alcançar os objetivos do cliente com mais agilidade.

São profissionais autônomos e com habilidades que se complementam, além de ter uma característica de resposta ágil e proximidade com o cliente – em alguns casos, o squad se torna um braço da agência lá dentro do cliente, como equipe mesmo. Bem, essas são vantagens do modelo de squad, independentemente se é de marketing de conteúdo ou não.

Se for de marketing de conteúdo especificamente, teremos um grupo de profissionais que provavelmente incluirá redação, social media, designer, revisão, atendimento e outras áreas, dependendo dos objetivos de cada, já que é a partir dessas metas que definimos a estratégia.

Elas podem ser:

  • Atração de potenciais clientes;
  • Captação de leads;
  • Melhora a reputação online;
  • Geração de tráfego para sites e blogs;

E muito mais!

Ou seja, são vários benefícios. Quando juntamos tudo isso ao modelo de squad, conseguimos trabalhar de maneira focada e ágil, alcançando resultados bem satisfatórios.

Outro ponto a se pensar aqui é o conhecimento do negócio. Como o squad é um grupo focado em determinado nicho ou cliente, os profissionais desenvolvem um alto grau de conhecimento do negócio, o que aumenta também a assertividade das estratégias e dos planos elaborados.

2. Como é o relacionamento entre o squad e o cliente, considerando a autonomia desse modelo?

O cliente continua sendo o propositor, ele traz os objetivos e o squad desenha, com ajuda de todos os melhores caminhos para alcançar esses objetivos. O papel do cliente ainda é bem propositivo, mas ele deposita no squad uma confiança e autonomia que em outros modelos talvez não sejam tão palpáveis.

3. Para o cliente, há algum desafio específico ao atribuir sua marca ou produto a um squad?

Bem, um dos desafios, acredito, seja justamente entregar a autonomia necessária para que o squad flua. O grupo precisa ter liberdade para trabalhar e desenhar seu caminho para as soluções, e isso requer descentralização – botar fé na capacidade e habilidade das pessoas que estão ali no seu squad e acreditar que elas vão propor as melhores soluções para o seu negócio, baseadas no conhecimento, na experiência prévia e em tudo o que elas conhecem da sua marca. É claro que isso não é dispensar a cultura dos feedbacks, das sugestões e soluções em conjunto com o cliente, mas requer confiança, e isso pode ser um desafio para a empresa.

Alinhar a comunicação e a organização também é essencial para que esse modelo flua bem. Caso contrário, ele não será utilizado em toda a sua potencialidade.

E aí, pronto para contratar um squad para a sua empresa? Fale conosco! Somos uma agência especialista em marketing digital com profissionais certificadas para criar e manter seus canais de relacionamento. Fale conosco também pelo Facebook e/ou Instagram.