Está em busca de uma equipe mais engajada e de um ambiente de trabalho mais harmonioso em 2022? A dica é investir em estratégias de endomarketing para melhorar a imagem da empresa entre os colaboradores, motivar a equipe e potencializar resultados. 

O endomarketing é uma técnica de marketing institucional focada no desenvolvimento de ações na empresa para melhorar o ambiente organizacional, além de ser eficaz para diminuir o turnover, que é a rotatividade de funcionários. 

Se você quer que a sua organização seja vista como a oportunidade do emprego dos sonhos para muita gente, precisa colocar em prática o endomarketing. Então vem comigo que vou te contar mais sobre o assunto! 

O que é endomarketing? 

O endomarketing vem evoluindo nos últimos anos, pois cada vez mais as empresas se preocupam em manter os colaboradores engajados e em um ambiente profissional saudável. 

Estabelecer uma relação sadia com os funcionários é fundamental para que a empresa passe a ser vista como marca empregadora e que valoriza a retenção de talentos. 

Portanto, o endomarketing é um conjunto de ações internas que tem o objetivo de fazer que os colaboradores se sintam parte do negócio, estimulando o desenvolvimento de habilidades e competência. Consequentemente, essas práticas tornam a empresa uma referência no mercado como um local bom para trabalhar. 

Fique de olho nestas dicas! 

5 estratégias de endomarketing para adotar em 2022 

Agora que você já entendeu o que é o endomarketing e a sua importância para o bom funcionamento da sua empresa, que tal conferir algumas formas de colocar essa estratégia em prática? Acompanhe comigo! 

1. Aposte na comunicação interna 

A comunicação interna é uma das principais estratégias do endomarketing, pois é a forma mais eficaz de manter o diálogo transparente e direto com toda a equipe. Ela tem o papel de manter os funcionários informados sobre as atividades da empresa, além de dar voz aos colaboradores, transformando a conversa em uma via de mão dupla em que eles também se sentem ouvidos. 

Ser uma empresa que se comunica com clareza e transparência é um dos passos para um ambiente mais produtivo e com equipes em sintonia. 

2. Invista no desenvolvimento da equipe 

É natural que os colaboradores queiram se sentir valorizados no ambiente de trabalho, e isso melhora o rendimento nas atividades do dia a dia. Uma forma de incentivar o crescimento profissional dos funcionários é investindo em treinamentos e capacitações. 

Essa ação, além de demonstrar o empenho da companhia em desenvolver competências, também traz retornos positivos para o negócio, como profissionais mais qualificados, surgimento de novas habilidades e mais preparo profissional para lidar com o crescimento da empresa e os desafios que podem surgir. 

3. Reconheça o desempenho dos colaboradores 

Receber um elogio por uma tarefa executada com excelência pode parecer algo pequeno, mas é fundamental para motivar o colaborador que recebe esse elogio. 

Comece a elogiar seus funcionários e incentive essa prática também entre as equipes. Um colaborador que se sente reconhecido tende a se empenhar mais e manter o alto rendimento em todas as tarefas. 

4. Crie o hábito de dar e receber feedbacks 

Você já sabe que no endomarketing é fundamental que o colaborador se sinta parte da empresa. Portanto, criar um espaço seguro para que seja possível opinar, dar feedbacks e propor mudanças é importante tanto para o time quanto para o negócio. 

Outro benefício do feedback é a possibilidade de fazer uma autoavaliação e enxergar forças e fraquezas. Esse diálogo franco e fora do cenário punitivista, pode ser uma motivação para colaborador e empresa revisitarem habilidades, processos e competências.

5. Propague a cultura empresarial 

Provavelmente sua empresa tem um quadro de valores que reflete a missão e os objetivos de onde ela pretende chegar. Esses propósitos precisam fazer parte do dia a dia dos funcionários e os valores precisam ser, efetivamente, colocados em prática. 

Para isso, é importante propagar internamente a cultura empresarial, utilizando os meios disponíveis para mostrar que a companhia realmente acredita no que prega. 

Ao se sentir parte da empresa, é natural que o colaborador também se empenhe em propagar a cultura organizacional. Esse cenário possibilita que todos vivenciem de forma integrada os princípios e propósitos do trabalho desempenhado. 

E aí, viu como pode ser simples colocar as estratégias de endomarketing em prática dentro da sua empresa? Ah, se precisar de ajuda para implementar essas ações, conte com a gente. 

Somos uma agência especialista em marketing e com um núcleo exclusivo para atender às demandas de comunicação organizacional. Ficou curioso e quer saber mais? Fale conosco e conheça nosso trabalho! Nos acompanhe também nas redes sociais, no Instagram, Linkedin e Facebook.