Sabe quando você ligava o rádio para ouvir o seu programa preferido naquele horário específico do dia e se perdesse, talvez, só talvez, encontraria para ouvir online? Esses tempos já não existem mais, e a rádio agora tem um competidor extremamente popular: as plataformas de streaming, que são bem acessíveis.
A produção de podcasts teve início em 2006 (algumas fontes até indicam datas anteriores a essa), mas a prática se popularizou, de fato, de uns tempos para cá, tanto que 2019 foi considerado o ano do podcast no Brasil. Desconhecidos adotaram a plataforma, e o “boom” de influencers ganhou ainda mais lugar.
Segundo uma pesquisa divulgada pela plataforma Deezer em outubro do ano passado, o consumo de podcasts em todo o Brasil subiu cerca de 67%. Alguns acreditam que a sua popularidade se deve principalmente à facilidade de absorver um conteúdo. Você consegue fazer outras coisas ao mesmo tempo em que se informa ou escuta algo que normalmente tem relevância ou preenche o seu entretenimento.
A publicidade não perdeu tempo desde então. Por que não investir em anúncios nesse novo formato? É óbvio que uma nova porta se abriu nesse ramo.
Ao contrário das grandes e blindadas emissoras de rádios tradicionais, no podcast você trabalha com autônomos, creators, pessoas que produzem um conteúdo personalizado para um nicho específico de ouvintes. Para o marketing, isso é maravilhoso! Identificar uma persona e segmentar o seu público aumenta muito as chances de ter vendas bem-sucedidas.
Quase 45% das agências entrevistadas na pesquisa KANTAR IBOPE deste ano afirmaram fazer parcerias mensais com influenciadores, e 25% fazem trimestralmente. Ainda de acordo com a pesquisa, cerca de 22,5% usam esse mecanismo para divulgar lançamentos e produtos inéditos para o mercado. Isso significa que o marketing de influência pode ser uma boa forma de apresentar uma nova mercadoria nas redes.
Por isso, muitas empresas hoje apostam suas fichas em grandes influenciadores digitais. Miriam Marinho, do Núcleo de Publicidade e Conteúdo Sophí, escreveu um artigo superinteressante aqui no Fala, Sophí! sobre influenciadores, dá uma lida lá! Vale muito a pena.
No caso dos podcasts, as empresas podem investir em uma coisa que vem sendo a principal guia do mercado: marketing de conteúdo. Alinhar-se com podcasters que falam com o seu público e incentivar uma produção de conteúdo que valoriza o seu produto é uma estratégia muito interessante e já usada por grandes empresas.
Investir em criadores de conteúdo, como podcasters, é bom, mas tenha o seguinte em mente: liberdade de criação deve ser o primeiro passo para uma boa aliança. Coisas boas emergem quando você apoia e entende que eles são autônomos e não vão fazer parte integrante da sua empresa. Portanto, você deve adaptar a sua mensagem a eles, por isso é tão importante entender qual podcast influencer vai passar da melhor maneira a mensagem da sua empresa.
Muitos dos criadores de podcast fazem uma produção autoral e se mantêm por campanhas de financiamento coletivo, em que os ouvintes ajudam a pagar a produção com uma doação voluntária por mês.
Criatividade exige liberdade e a pessoa que produz um podcast normalmente é especialista em um assunto, e já entende como a mensagem chega melhor para o seu público.
É importante você encontrar aquele podcast que chega a quem você precisa. A narrativa/storytelling deve ser cativante, mas tem que conversar com os seus objetivos também.
Aqui vou citar alguns exemplos de empresas que se alinharam com podcasts e ajudaram a criar valor e tornar a sua marca ainda mais visível no mercado.
Nerdcast e todos os seus casts de empreendedorismo, inglês, ciência, história…
Esse é um dos podcasts que começaram antes da onda de 2019. Hoje eles são gigantes e não falam apenas de temas do mundo nerd.
Ao se alinharem com empresas, quadros e seções do próprio cast, se transformaram em fonte de conhecimento e divulgação de plataformas digitais como a Alura, por exemplo, um site de cursos online que sempre aparece divulgando seus cursos e cupons no programa. Além de possuir um quadro especial, mais conhecido como NerdTech.
Já o Nerdcast Speaking English é um quadro totalmente dedicado a falar sobre o aprendizado da língua inglesa; essa seção é diretamente patrocinada pela Wise Up. Eles encontraram um jeito diferente e interessante de mostrar as vantagens do curso, além de trazerem uma experiência de aprendizado para seus possíveis clientes em um formato completamente diferente do tradicional.
“Mamilos polêmicos” e seus fortes patrocinadores promovendo debates
Esse é um podcast de jornalismo que, de uns anos pra cá, veio atraindo patrocinadores muito importantes, entre eles o banco Bradesco, que, desde o início do ano passado, ganhou um espaço especial antes das entrevistas.
Mas o mais interessante são as séries e os programas temáticos feitos para marcas que pretendem divulgar o seu nome e importância, mas ligando-se a temas que sejam relevantes para a sociedade.
Recentemente, o podcast fez a série “Nosso sangue”, sobre menstruação, para a marca de absorventes Sempre Livre, além de vários episódios para a empresa Natura. Uma sobre relacionamentos abusivos chamada “Era uma vez…” e outra chamada Viva o Seu Corpo, sobre empoderamento feminino e positividade corporal.
A própria Magazine Luiza participou de um episódio sobre violência doméstica, divulgando seus trabalhos e ações sociais.
Entre essas, estão várias outras marcas que também contribuíram para o debate e a produção de conteúdo de qualidade. Elas confiaram nos seus “creators”, mas fizeram também uma curadoria de importância para saber onde e com quem investir. Em todos os momentos, as criadoras de conteúdo do programa deixam claro que tiveram total liberdade para criação. As ideias e as pautas foram totalmente autorais, desde o princípio, até mesmo as temáticas políticas.
Essas empresas acertaram ao investir nesse mercado. Segundo a pesquisa da Associação Brasileira de Podcasts – ABPod, a idade média das pessoas que escutam podcast no Brasil é 28 anos, e a maioria dos ouvintes estão no Spotify.
A última pesquisa é de 2019 e está disponível no site da ABPod, dá uma conferida lá e fica por dentro!
E então, acha que o seu negócio está pronto para migrar para as “ondas” do podcast?