Uma das maiores dificuldades que as grandes empresas e redes de franquias enfrentam é sem dúvidas a transmissão de know-how para seus colaboradores. Em bom português, não é simples transmitir para todos o conhecimento que a corporação, ao longo de anos de experiência, acumulou em seu mercado.  

Pode ser um processo de trabalho mais assertivo, um direcionamento interno de como se relacionar com os clientes ou até mesmo os valores da empresa, o fato é que se não houver processos muitos definidos e pensados para o contexto de cada organização, haverá um gargalo na comunicação interna e esse conhecimento pode virar lenda.  

É claro que os vilões de uma comunicação interna efetiva são muitos, como as próprias atividades do dia a dia, falta de conexão entre o público e a empresa, distâncias físicas e culturais (falar a mesma “língua”), idioma, grande número de funcionários, filiais e franquias – e muitos outros fatores. Mas existem sim, maneiras de contornar alguns desses obstáculos, e é sobre elas que vamos falar hoje! 

Separamos 5 dicas para te ajudar nessa missão. Veja! 

1. Divulgue claramente o código de cultura/princípios da empresa 

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É isso aí: para começar, é superimportante que constantemente seja comunicado de forma bem clara a cultura da empresa. Isso porque é necessário que os colaboradores, terceirizados ou franqueados, realmente vivam essa cultura, agindo da forma esperada e compartilhando de seus princípios com todos os profissionais do seu círculo de convivência. Afinal, para que o conhecimento seja realmente propagado, todos precisam estar alinhados com o que a empresa acredita, não é verdade?  

Aqui na Sophí, por exemplo, uma das ações que fazem sucesso é o envio de pequenos podcasts, em que a cada semana é compartilhado um pilar da nossa cultura, e claro, sempre gerando contexto com a nossa rotina. 

Também temos o código de cultura, disponível para ser consultado a todo momento, e fazemos questão de sempre falar sobre ele. 😊  

2. Use canais oficiais para se comunicar  

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Existem várias ferramentas disponíveis para que a comunicação seja rápida, clara, eficaz e democrática, como: WhatsApp, Slack, Microsoft Teams, telefone, entre outras.  

Já para informações do tipo transacionais, comunicado sobre férias, horários, benefícios, algum tipo de crise e demais situações, é muito comum o uso de e-mail marketing, newsletter e intranet/extranet.  

Com a implementação da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, a necessidade de aderir a esses canais corporativos fica ainda maior. Mas, o ideal é analisar qual a ferramenta mais eficaz para se comunicar com sua equipe ou franqueados, dentro do contexto da sua organização. 

3. Defina uma estratégia de comunicação para que o time seja informado e ouvido  

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É importante que as lideranças sempre façam reuniões com seus times para se aproximar, alinhar informações e entender dificuldades, vontades, ideias e outros pontos de atenção da equipe e dos franqueados.  
 
Ah, e não se esqueça dos feedbacks, viu? É essencial que os colaboradores estejam cientes de qual área eles são nota 10 e qual precisam melhorar. E o mesmo serve para a empresa, o colaborador também precisa deixar claro quais são as suas percepções positivas e negativas.  

Na Sophí, sempre fazemos reuniões de núcleos, squads e de todo o time. Além disso, periodicamente as coordenadoras fazem reuniões individuais de feedback com cada colaboradora para falar sobre os pontos positivos e os pontos que podem ser melhorados. E claro, a equipe também leva seus apontamentos para a coordenação. 😃 

Reuniões como essas são bem simples, mas pode acreditar: elas ensinam bastante e trazem muitos benefícios tanto para o líder, quanto para o colaborador.  

4. Realize treinamentos com o time 

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Ensinar e aprender é a chave!  
Os treinamentos são imprescindíveis para que os colaboradores e os franqueados estejam sempre atualizados sobre os mecanismos, as estratégias e os recursos da empresa. Então não perca tempo e invista em treinamentos para capacitar a sua equipe, combinado?  

Uma sugestão é investir em uma plataforma de ensino a distância e disponibilizar cursos de capacitação, como: processos internos, mercado, desenvolvimento pessoal e assuntos diversificados. Dessa forma, o conhecimento sobre vários temas será transmitido para um grande número de colaboradores. 

5. Tenha uma equipe direcionada para a comunicação interna  

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As demandas para se comunicar bem com o público interno, principalmente para franqueadoras, são inúmeras, não é mesmo? Por isso nada melhor do que ter uma equipe com conhecimento e foco em definir estratégias, criar ações e exercer outras atribuições da área.  

Aqui na Sophí temos um Núcleo de Comunicação Organizacional formado por mulheres supercompetentes que atendem uma grande rede franchising, e elas estão prontas para tirar do papel as estratégias de conteúdo da sua organização. 
 
Bora conversar? 

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