Certamente uma estratégia de marketing de conteúdo bem-feita está na no topo da lista de ingredientes especiais que levam ao sucesso. Com as constantes atualizações das mídias sociais, o bombardeio de informações nas nossas telas e a mudança de comportamento das pessoas usuárias nos últimos dois anos, uma coisa é certa: quem antecipa tendências acaba se destacando mais. 

A grande questão é que ninguém tem bola de cristal para prever tendências de conteúdo. Ou tem? De toda forma, estamos sempre consumindo conteúdos de valor em diversos formatos, em busca de inspirações e garantindo um tempinho para o ócio criativo. 

Por falar nisso, neste artigo vou contar para você algumas das principais tendências de conteúdo para 2022, além de mostrar como ter uma boa estratégia pode fazer toda a diferença para alavancar o seu negócio. Vem comigo para saber mais! 

Estratégia de conteúdo: o que vai turbinar o seu negócio 

Toda ação precisa de uma estratégia bem desenhada e bem executada para garantir o seu pleno funcionamento e, claro, não poderia ser diferente quando falamos em marketing de conteúdo. 

Amado por muitos e subvalorizado por outros tantos, a verdade é que não se constrói autoridade digital sem uma boa estratégia de conteúdo, pensando nos estágios do funil de vendas, os formatos ideais para cada mídia e o tom e voz para comunicar com o seu público. Ou seja, a construção de um conteúdo de valor começa bem antes do post que vemos nas redes sociais. 

É importante que a sua estratégia construa conteúdos que conectem com o público e que os convide a serem mais ativos na marca. Pensando nisso, a prática de UGC (Conteúdo Gerado pelo Usuário) está sendo cada vez mais adotada pelos gestores de comunidade e demais profissionais envolvidos com a gestão de mídias sociais. 

O UGC nada mais é do que observar as conversas geradas pelas pessoas usuárias da marca, seja por meio dos comentários em redes sociais, menções e até mesmo mensagens privadas via direct ou inbox. Desse modo, cria-se uma imensa janela de oportunidades para coletar dúvidas, sugestões e críticas sobre determinado produto ou serviço. Assim, têm-se a possibilidade de fazer uma melhor gestão de crises, fortalecer o senso de pertencimento com a marca e até mesmo antecipar tendências. 

As 7 maiores tendências de conteúdo para 2022 

Finalmente chegamos ao ponto-chave desta conversa: as tendências de conteúdo para 2022. Quer dizer, já estamos na maré de tendências desde a primeira frase deste artigo, mas é como no mar mesmo: primeiro a gente sente a areia, aprecia a vista, molha o pé e só depois dá aquele mergulho de cabeça! 

Bom, analogias à parte, temos algumas ações que merecem um olhar mais atento no processo de melhoria do marketing de conteúdo. Acompanhe! 

1. Vídeos  

Não é novidade para ninguém que o conteúdo em vídeo está dominando as redes sociais. A diferença é que esse conteúdo está cada vez mais curto e, portanto, precisa ter maior qualidade e criatividade para prender a atenção do usuário. 

2. Anúncios  

Apesar do nosso foco aqui ser o conteúdo orgânico, não dá para negar que a estratégia de anúncio pago ajuda (e muito) para que o seu conteúdo atinja o público ideal. Invista em anúncios criativos e fique atento às diretrizes de cada rede social.  

3. Comportamento de consumo pós-pandemia  

Só este tópico nos renderia algumas páginas, não é mesmo? Basta observar um pouco que a gente logo percebe como a pandemia mudou o comportamento de consumo da sociedade. Afinal, as medidas sanitárias nos obrigaram a comprar virtualmente e hoje caminhamos a passos largos para manter essa prática. 

4. Inclusão e acessibilidade   

Essa é uma pauta necessária e urgente! Ao pensar no seu conteúdo, é importante garantir que ele esteja acessível para todas as pessoas usuárias. Muitas vezes, com pequenos ajustes, conseguimos realizar a adequação necessária para um conteúdo mais acessível

  • legende os seus vídeos; 
  • utilize fotos e personagens diversos em seus conteúdos; 
  • use a ferramenta de acessibilidade na descrição do seu conteúdo. 

5. Marketing de influência  

É fato que os formatos de consumo de conteúdo têm sido cada vez mais curtos e interativos e, pensando no mar de informações que atingem os usuários diariamente, é preciso pensar em formas inovadoras e convidativas para apresentar o conteúdo. 

Ou seja, cada vez mais, marketing de conteúdo e marketing de influência tendem a andar lado a lado. Nesse sentido, as parcerias com microinfluenciadores são uma grande aposta, pois, apesar de possuírem um número menor de seguidores do que um influencer maior, eles acabam tendo mais fidelidade do seu público. 

Mas atenção! É importante ponderar bem a escolha dos seus parceiros para garantir que o perfil escolhido tenha match com a sua marca. 

6. Comunidades  

Voltamos à pauta da voz dos usuários. As pessoas querem participar não somente das conversas, mas também das decisões sobre a marca, e uma excelente forma de incentivar essa participação é com a criação de comunidades por meio de grupo de interação. 

7. UX  

Calma, eu não inventei essa palavra. UX nada mais é do que a sigla que resume a User Experience, ou seja, a experiência do usuário. Esse conceito tem tudo a ver com a usabilidade de produtos e serviços, por isso é um tópico que vem aquecendo o mercado nos últimos anos e, com certeza, precisa estar no radar quando falamos em marketing de conteúdo.  

Afinal, não adianta ter o melhor produto se ninguém sabe usar, não é mesmo? 

Como a Sophí entra nessa história? 

É simples: nós somos especialistas em produzir conteúdo e encontrar a melhor forma de comunicá-lo! Eu sei… Incrível! Aqui na Sophí a gente se preocupa em oferecer serviços completos e personalizados para os nossos clientes. Olha só o que podemos fazer pela sua marca: 

  • Marketing de conteúdo: produzimos conteúdo de valor de maneira estratégica para os canais da sua marca e ficamos atentas às oportunidades de mercado por meio dos conteúdos gerados; 
  • Inbound marketing: a gente faz o público ideal chegar até você; 
  • Mídia de performance: anunciamos a sua marca nos canais estratégicos e mensuramos a performance para alcançar os resultados necessários; 
  • Criação de naming: cuidamos para que você tenha uma marca proprietária e bem-posicionada no mercado; 
  • Campanhas off-line: otimizamos o seu planejamento de mídias para canais off-line, como rádio e tv; 
  • Comunicação interna: auxiliamos a estabelecer um relacionamento saudável com os seus colaboradores para garantir um alinhamento assertivo e mais produtividade no ambiente de trabalho. 

Viu como a Sophí pode ajudar você a antecipar tendências de conteúdo e criar estratégias para fazer muito mais pela sua empresa? Quer saber mais sobre os nossos serviços? Vamos conversar