Uma empresa antenada se compromete com a inclusão. Além de ter um time diversificado, o ambiente plural deve estar, também, na publicidade e nas redes sociais.
Se você trabalha com design ou está habituado com produção de conteúdo, já deve ter percebido que os bancos de imagens gratuitos estão repletos de fotos de pessoas brancas, magras e sem nenhuma deficiência.
Achar fotos de qualidade com modelos que fujam minimamente desse padrão é uma tarefa quase impossível. É aí que entra o fabuloso mundo da ilustração!
Pensée sauvage para Freepik.
As ilustrações permitem navegar por inúmeras possibilidades. Com elas você provoca emoções, se conecta, constrói um branding mais próximo das pessoas, evoca o lúdico e a diversidade presente nesse mundão de meu Deus.
Investir em ilustrações para seus posts é mais simples do que parece. Existem vários sites com desenhos prontos e editáveis a um clique de distância. Freepik, Vecteezy e Stockio são, na minha opinião, as melhores opções.
A parte mais incrível nisso tudo é que você não precisa se prender às imagens originais. Nesses sites, você baixa arquivos abertos e os adapta no programa que você preferir.
Assim, seus modelos podem ter a etnia, idade, cor, tamanho, religião, sexualidade e identidade que você quiser! Lembre-se das pessoas que te cercam, de como elas são diferentes entre si e acredite: você pode traduzir boa parte dessas características por meio de desenhos.
É fácil se conectar com uma marca quando você se sente representado por ela. Além disso, fica mais simples seguir uma lógica estética e aplicar a paleta de cores do seu negócio nesse tipo de imagem. O #feedorganizado vem! 🤩
Storyset para Freepik.
Agora, uma dica aos mais aventureiros: se você tem uma pessoa no seu time que gosta de desenhar, investir em uma mesa digitalizadora pode ser uma ótima ideia! Há no mercado bons equipamentos, para iniciantes, a partir de R$ 150!
Se promover a diversidade na sua marca é simples, adaptando modelos pré-prontos, imagina o que você pode fazer criando personagens do zero. 🙀
Independentemente de qual caminho você escolher seguir, eu te falo qual é o primeiro passo: escolher o estilo que mais representa seu negócio. Desse modo, você apresenta personagens plurais, mantendo sempre uma linha estética. Pense na sua identidade visual e decole!
Aqui na Sophí, usamos vetores no estilo flat, um visual com aspecto minimalista, simples e que não precisa ter compromisso com a proporção e com a lógica. Existem muitos outros estilos de desenho por aí. Permita-se explorá-los.
Outro passo importante tem a ver com a auto-observação. Quando falamos de diversificar e incluir, é preciso treinar o nosso olhar. Estamos tão habituados com um padrão de publicidade branco, magro, capacitista e LGBT-excludente, que podemos acabar reproduzindo essas linhas de raciocínio.
Por fim, não se esqueça que todo trabalho, inclusive o de ilustrar, tem muito aprendizado e prática envolvidos. Conte com feedbacks, reconheça seus erros e acertos e não tenha medo de mudar! 😉