Se você tem um negócio, independentemente do tamanho, certamente já ouviu falar sobre a Responsabilidade Social Empresarial. Há muito tempo, os cuidados necessários com o futuro do meio ambiente e com a sociedade na qual uma marca está inserida deixaram de ser uma preocupação apenas dos órgãos públicos e passaram a ser fiscalizados e exigidos também pelos consumidores. Neste momento que estamos vivendo, então, ele se tornou mais do que essencial.
Sim! Não basta apenas desenvolver os melhores produtos e serviços para conquistar um grande número de clientes. A forma como você trata fornecedores, parceiros, colaboradores e clientes, a preocupação com o impacto do seu negócio na natureza e os benefícios sociais que a sua marca pode trazer para as pessoas estão na lista de exigências da maioria da população.
Não é novidade para ninguém que alinhar a Responsabilidade Social às estratégias de marketing das empresas se tornou uma estratégia fundamental para as marcas que têm como objetivo alcançar grandes resultados. O maior problema encontrado pelos empresários está em saber desenvolver essas ações de forma correta e divulgar para o público de maneira transparente e verdadeira.
Educar o mercado e seus clientes está entre as boas práticas de uma empresa socialmente responsável. Por isso, reunimos para você algumas informações importantes e que vão contribuir para que o seu negócio comece hoje mesmo a mudar o mundo.
Para começar: entenda a definição de Responsabilidade Social.
Quando uma empresa adota voluntariamente posturas, comportamentos e ações que promovem o bem-estar do público e contribuem para o desenvolvimento social e a preservação dos recursos ambientais de uma sociedade, ela é considerada uma marca socialmente responsável.
É importante lembrar que esse conceito não deve ser confundido com filantropia ou assistência social. A Responsabilidade Social deve ser um processo contínuo de melhoria dentro da sua empresa, levando em consideração, principalmente, a relação com seus funcionários e parceiros.
Descubra como ela pode ser importante para uma empresa.
Além de proporcionar benefícios para o desenvolvimento social e ambiental, adotar práticas socialmente responsáveis trazem inúmeras consequências positivas para uma marca. Dentre as muitas vantagens, podemos destacar:
- Melhoria da reputação da marca.
- Atração de um maior número de investidores.
- Maior engajamento entre colaboradores.
- Maior credibilidade em relação ao público.
- Capacidade de atrair mais talentos para compor o quadro de colaboradores.
- Maior satisfação de clientes.
- Redução do risco de suas atividades.
- Melhoria na alocação de recursos.
Hora de colocar em prática! O que fazer?
Você já percebeu que as ações socialmente responsáveis não podem ficar de fora das estratégias de uma marca de sucesso, certo? Mas, para ter bons resultados com essas atitudes, elas devem ser colocadas em prática da forma correta. As pessoas não querem apenas ler em suas redes sociais ou em seu site que a responsabilidade social está entre as suas missões. Elas querem ver atitudes verdadeiras, ou seja, é necessário fazer acontecer.
O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social definiu sete diretrizes para orientar as empresas nesse assunto. São elas:
1ª – Adote valores com transparência
2ª – Valorize empregados e colaboradores
3ª – Faça sempre mais pelo meio ambiente
4ª – Envolva parceiros e fornecedores
5ª – Proteja clientes e consumidores
6ª – Promova sua comunidade
7ª – Comprometa-se com o bem comum
Para ajudar você na tarefa de colocar em prática boa parte dessas diretrizes, separamos algumas ações que podem ser aplicadas em empresas de qualquer tamanho.
1 – Dê valor aos seus funcionários.
Para uma empresa atender bem os seus clientes, precisa contar com colaboradores satisfeitos e engajados com os objetivos da marca. Por isso, antes de promover qualquer ação socialmente responsável, preocupe-se em valorizar aqueles que fazem o seu negócio atingir os resultados esperados. Trate-os de forma ética e séria, e contribua sempre para o seu desenvolvimento profissional.
2 – Procure instituições sociais para fazer doações.
Pessoas precisando de uma forcinha para desenvolver boas ações sociais é o que não falta. Procure uma instituição que tenha os valores semelhantes aos da sua empresa e apoie com doações financeiras. Certamente será um investimento em projetos que garantem alimentação, educação, saúde e esperança para quem mais precisa.
3 – Faça ações de voluntariado.
É de extrema importância ir além das ajudas financeiras. Uma empresa socialmente responsável também tem o papel de inspirar boas atitudes entre os seus colaboradores. Uma boa dica é realizar visitas em creches, orfanatos, asilos, casas de acolhimento e doar também um pouco do seu precioso tempo.
4 – Crie líderes ambientais.
Por falar em inspirar colaboradores, uma outra ação importante e que traz grandes resultados para seu ambiente de trabalho é a promoção da consciência ambiental. Escolha aqueles que se identifiquem com o assunto e ofereça treinamentos nessa área. Além de promover boas práticas, esse líder pode ficar responsável por propagar ideais que contribuam para a preservação do meio ambiente dentro da sua empresa.
5 – Reduza o impacto ambiental.
Entenda como é o processo de produção da sua empresa e descubra o que pode ser feito para minimizar os impactos no meio ambiente. Busque alternativas naturais, métodos de reciclagem e outras atitudes que tenham como objetivo a preservação dos recursos naturais.
6 – Eduque o seu público.
No começo desta publicação, falamos sobre a importância de educar o mercado e o público de uma marca. Promova ações que ensinem seus consumidores a utilizarem o seu produto ou serviço de forma consciente. O Banco Bradesco, por exemplo, desenvolveu um programa que tem como objetivo levar educação financeira às pessoas carentes.
Como promover a divulgação dessas ações?
Chegamos ao ponto mais delicado do nosso tema. Afinal, como mostrar para o público que você é uma empresa socialmente responsável sem parecer que está se aproveitando desse título para outros fins?
Antes de responder a essa pergunta, é importante que você tenha algo em mente: fazer o bem ao próximo deve ser uma atitude voluntária e verdadeira. Embora a gente tenha apresentado nesta publicação alguns benefícios com a prática de ações sociais e ambientais, é essencial que eles não sejam definidos como os seus principais objetivos, mas sim como uma consequência positiva de boas atitudes.
A divulgação dessa estratégia não deve, por exemplo, ter apelos comerciais. Você não pode vender as suas boas ações, afinal, essas devem ser atitudes naturais de uma empresa. Uma dica importante é utilizar seu esforço e dedicação para inspirar as pessoas a colocarem boas ações em prática também.
Com o crescente número de pessoas que se preocupam em consumir produtos e serviços socialmente responsáveis, aumenta também o número de consumidores que desconfiam da veracidade dessas ações. Isso se deve muito ao formato da divulgação e ao despreparo de alguns profissionais da área.
É de extrema importância que esse assunto seja tratado dentro da sua empresa por uma equipe qualificada e especializada. Para que uma divulgação não pareça oportunista, é necessário prestar muita atenção em itens como a escolha dos canais, tom da sua mensagem, formatos de comunicação e estratégia. E, é claro, acima de tudo: colocar de fato todas as ações propostas pela sua marca em prática.
Não adianta, por exemplo, educar o seu público, mas deixar de lado o desenvolvimento dos seus próprios funcionários. Ou até mesmo investir milhões em ações em prol do meio ambiente, mas não tomar os devidos cuidados para evitar tragédias ambientais.
Agora, se você ainda está começando nesse meio e não tem recursos para investir em uma divulgação de qualidade, a nossa dica é a seguinte: simplesmente faça! Não se preocupe em contar para todo mundo as suas ações socialmente responsáveis. Afinal, quando algo é bom e traz boas consequências, uma hora acaba se tornando conhecimento de todos. Dar o exemplo é a melhor maneira de inspirar o próximo a praticar boas ações. E o retorno disso não pode ser definido em números.