“Amo muito tudo isso”

“É impossível comer um só”

“Tem mil e uma utilidades”

“A cerveja que desce redondo”

O que você lembra quando lê essas frases?

Sim! Esses são alguns dos slogans mais conhecidos pelos brasileiros. Frases aparentemente simples, mas minuciosamente pensadas para traduzir o posicionamento estratégico de uma marca e conquistar espaço na mente e no coração do consumidor.

Depois de conhecer a criação, é normal perguntar pelo criador. Então, vamos lá:

Quem são os profissionais responsáveis por transformar ideias gerais em textos persuasivos? Bem, apresento a vocês: o Redator Publicitário.

QUEM SÃO? ONDE VIVEM? DO QUE SE ALIMENTAM? COMO CRIAM?

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O mundo da propaganda e, especialmente, da área de criação gera tanta curiosidade e fascínio nas pessoas, que alguns redatores ficaram tão famosos quanto suas criações. Nomes como Washington OlivettoDavid Ogilvy e Nizan Guanaes são facilmente reconhecidos dentro e fora do mercado.

Mas apesar da aparente “magia” que envolve o processo criativo, a tarefa exige muito trabalho e boas técnicas em prol de um objetivo. É preciso conhecer a fundo os valores e o posicionamento do anunciante, o produto ou serviço a ser anunciado, os objetivos e o público ao qual vamos nos dirigir.

Técnica se aprende estudando e exercitando, pacientemente, o que foi aprendido. Recursos linguísticos e muita leitura ajudam bastante no processo.

Então, depois de milhares de brainstorms, nuvens de palavras,alinhamentos de tom e voz da marca, textos e mais textos feitos e refeitos, começa-se a pegar o jeito, ou melhor, a encontrar o próprio jeito.

A criatividade, por mais mística que pareça, também pode ser aprimorada com o exercício cotidiano e com posturas mentais favoráveis, como: manter a mente aberta em toda situação, a curiosidade pelo novo e, também, um olhar atento a tudo e a todos que estão à sua volta. Aquilo que pensamos ser trivial pode ser, muitas vezes, a fonte da nossa inspiração.

Ah, mas aqui vale lembrar que o trabalho não é feito por um só. É preciso uma equipe multidisciplinar de profissionais que preparam toda a jogada para deixar os criativos “na cara do gol”. Nenhum redator, por mais técnica e criatividade que tenha, é capaz de entregar o seu melhor sem um bom trabalho em equipe. Isso é óbvio, mas precisa ser dito.

HOJE DESCONHECIDO, AMANHÃ VIRALIZADO.

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Se antes o trabalho se baseava em rádio, TV e impressos, hoje temos a Internet como a mandachuva da nova era e, dentro dela, variadas formas e meios de se comunicar.

Sites, blogs, redes sociais, landing pages, muitas outras opções e novidades todos os dias. O virtual se tornou real, especialmente durante a pandemia. O redator que ainda se negava a admitir a necessidade de se adaptar à comunicação na internet (se é que ainda existia algum) agora não tem mais argumentos contra todos os fatos constatados nos últimos meses.

Você pode estar pensando que mudaram os meios, mas o conteúdo continua o mesmo, né? Sinto informar que não é bem assim. A internet tem linguagem própria, tem interação em tempo real e tem diversas peculiaridades de um mundo novo que muda numa velocidade assustadora.

Ou você dança conforme a música ou sai da pista.

NADA SUBSTITUI O TALENTO.

Talento é bom e todo mundo gosta, mas novas tecnologias aparecem todo dia e surgem como opção em vários mercados. Por isso, é preciso se manter atualizado, estudar e dedicar um tempo para desenvolver e aprimorar novas habilidades.

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Hoje, vemos a inteligência artificial e a automatização de processos chegando e mudando a vida de muita gente, profissionais de diversas áreas veem sua mão de obra se tornar desnecessária. Os chatbots já estão aí, minha gente!

E como fica o trabalho do redator nesse cenário?

Mais desafiador e divertido, com certeza. Ainda não criaram uma máquina capaz de entender contextos sociais e culturais complexos, misturá-los com informações mercadológicas, acrescentar necessidades de um determinado grupo e traduzir tudo isso em comunicação persuasiva e pertinente. Sorte a nossa! Sai pra lá, robô!

NÃO ACREDITE EM QUEM NÃO GOSTA DE CACHORROS E EM QUEM NÃO VÊ PROPAGANDA COMO INVESTIMENTO.

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Enfim, um clichê totalmente verdadeiro deve ser repetido: propaganda é sim a alma do negócio e, também, um negócio da alma. Antigamente, algumas empresas enxergavam a propaganda como um gasto supérfluo, mas hoje todos sabem que é um investimento de extrema importância para o sucesso de uma marca.

Os profissionais da comunicação unem técnica e talento para propagar mensagens que inspiram pessoas, impactam mercados e mudam histórias.

Ser redatora publicitária é um trabalho árduo, mas que vale muito a pena. É escrever uma só frase dezenas de vezes até chegar na ideal, defender uma ideia e entender a do outro, fazer mil e uma “refações”, concordando ou discordando dos pedidos. É ler pessoas, livros, comportamentos, cenários, posicionamentos e traduzir tudo em textos criativos, originais e vendedores. É ter todo dia uma página em branco esperando por aquela ideia que vai sacudir o mercado.

E aí, qual será o próximo job? 😉