As múltiplas plataformas e os canais de comunicação possibilitam a veiculação de uma avalanche de informações o dia inteiro. Já reparou como um determinado assunto, que está em nossa rotina, de repente se torna capa dos principais jornais ou ganha espaços em portais online? Isso acontece porque o nosso dia a dia pauta as notícias e, por sua vez, o nosso comportamento. 

Em tempo de pandemia, por exemplo, a TV Globo alterou sua grade de programação e ampliou a cobertura jornalística por tempo indeterminado. O Nexo Jornal lançou o Boletim Diário com informações atualizadas sobre o novo coronavírus. Todas as iniciativas são necessárias, mas já pensou que a maneira como você estrutura o posicionamento da marca por meio da comunicação diária pode impactar negativamente quem está recebendo a mensagem? 

É disso que vamos tratar hoje: como você, profissional de comunicação, pode conversar com o seu público interno, clientes e demais stakeholders, mantendo-os calmos. 

Primeiramente, é preciso ter sempre em mente que você está lidando com pessoas! Você deve adotar uma linguagem simples e um tom de comunicação que transmita o que está realmente acontecendo, com transparência. Mas ter cuidado é essencial para o entendimento de quem está do outro lado da tela, uma vez que todos estão emocionalmente sensíveis. Dados são muito importantes, mas é a narrativa que prende a atenção do leitor. Afinal, informação não falta. Surpreenda no formato!

Escolha de forma adequada o recorte da sua campanha! Sabe quando dizemos que a maneira que arquitetamos uma linguagem é fundamental? Em casos de saúde ou acontecimentos trágicos, também é necessário. Divulgar apenas o aumento de casos da covid-19, por exemplo, pode causar pânico na sociedade. Insira algum tipo de serviço, como medidas preventivas, principais sintomas e atitudes bacanas que empresas e governos estão colocando em prática. É importante mostrar informações positivas, demonstrando que estamos todos juntos e que a vida tem que continuar. 

A Localiza, por exemplo, lançou uma campanha interna para incentivar o reconhecimento dos colaboradores entre si: #RecebaEsseAbraço. O mote foi cuidadosamente elaborado para combater uma das principais sensações observadas atualmente, a solidão. Todos enviaram abraços virtuais por meio de mensagens em formato de áudio, texto ou vídeo, para manter o coração do time aquecido. É assim que você, líder ou profissional de comunicação de uma empresa, pode e deve ajudar.

Atualmente, as marcas que focam apenas no ponto de vista comercial estão equivocadas e perdendo oportunidades de se fortalecer institucionalmente. Atribuir valor e fazer parte do ciclo social têm que estar na estratégia de qualquer negócio. Hoje, as empresas produzem conteúdo e campanhas pensando no porquê e no para quem, não apenas em enaltecer o seu serviço. Essa atitude é o diferencial! Sua marca é como uma persona, ela tem identidade, personalidade e valores, além de influenciar e ajudar a transformar o mundo. 

Quando uma grande empresa aborda um tema que é relevante para seu público e coerente com seu posicionamento, automaticamente torna-se mais admirada pelo seu cliente, além de mostrar que se solidariza com a situação. Se possível, faça isso de maneira criativa. A Maurício de Sousa Produções, por exemplo, foi destaque nesta semana com uma ilustração do Cascão, personagem da Turma da Mônica que não gosta de água, lavando as mãos devido à pandemia. O Mercado Livre também alterou a sua logomarca, que antes era um aperto de mão, para a nova forma de cumprimento: com o cotovelo. 

Diversas faculdades e empresas especializadas em alguma área do conhecimento estão liberando acesso a materiais bacanas! A Resultados Digitais disponibilizou 12 palestras incríveis do RD Summit 2019. O Google liberou acesso a ferramentas que auxiliam no home office, e várias instituições acadêmicas estão com cursos profissionalizantes online. 

Enfim, todos estão promovendo iniciativas com empatia, mostrando que está tudo bem ficar em casa neste momento, sem causar pânico. Lembre-se de que as atitudes citadas aqui são importantes não apenas em casos de pandemia, mas também durante toda sua profissão ou negócio!