Aqui na Sophí acreditamos que organização é fundamental para realizar um bom trabalho. Sendo assim, é claro que temos algumas ferramentas de planejamento queridinhas que nos ajudam a alcançar esse objetivo. São recursos que nos auxiliam no nosso cotidiano e nos projetos maiores envolvendo clientes. 

Curtiu e quer saber mais? Vem comigo! 

5 ferramentas de planejamento amadas pelas Sophí girls 

Não é segredo que o planejamento é a chave para chegar mais longe em cada job. Afinal, ele tem como finalidade implementar decisões assertivas, prever cenários, minimizar erros, traçar metas e enxergar claramente o que precisa ser feito em curto, médio e longo prazo. 

Confira, a seguir, 5 ferramentas de planejamento que facilitam nossa rotina na agência. 

1. Planner 

Para falar de ferramentas essenciais, é claro que não podemos deixar de fora o nosso planner. Ele auxilia cada Sophí girl a se organizar em reuniões, pautas, trabalhos, demandas extras e muito mais. 

2. Planilhas 

Não pense que não usamos as ferramentas tradicionais por aqui. Quem aí não sobrevive sem uma planilha? Nós também não! Na Sophí, as planilhas são usadas para planejarmos os calendários de conteúdos, as réguas de tráfego pago e até o planejamento de ações internas, como organização de interações das redes sociais, listagem de ferramentas que usamos no dia a dia, listagem de conteúdos que precisamos aprofundar nos estudos etc. 

3. Trello 

Utilizamos alguns aplicativos que já são conhecidos no mercado para auxiliar nas demandas. Como somos divididas em squads, usamos o Trello para as divisões de pautas de cada Sophí girl. Por lá, nos identificamos com os nomes, o núcleo e o cliente, e o primeiro card é sempre de STATUS, para nos organizarmos em questões de disponibilidade. 

4. Asana 

O Asana geralmente é a ponte entre o cliente e a agência. É por essa ferramenta que recebemos demandas, fazemos entregas e recebemos pedidos de ajuste. Lá é onde temos a troca com o cliente e temos registrado o status de cada job. 

5. Diagrams 

O Diagrams serve para criarmos mapas mentais e organogramas. Aqui, amamos os organogramas e abusamos deles para nos guiar principalmente quando o assunto é alinhamento de ideias. Aliás, a criação de mapas mentais nos ajuda muito com a organização, fixação de algum conteúdo importante e com a criatividade. Você pode criar o seu do jeito que preferir!  

Não tenho hábito de me planejar, como começar do zero? 

Iniciar um hábito não é uma tarefa fácil. É preciso persistência para continuar com um propósito e muita disciplina até aquilo virar um costume, algo automático. E assim é com o planejamento. Se você não tem o hábito de se planejar, comece dando pequenos passos, escrevendo e listando tudo que tem a ser feito, organizando por ordem de prioridade, colocando checklists no seu caderninho. 

Você pode começar com as suas coisas pessoais, como lavar o cabelo, ir ao mercado, comprar a ração do seu pet e assim por diante. O importante é listar tudo que precisa fazer naquele dia. Quando já estiver tirando isso de letra, comece a fazer com a pauta do trabalho. 

Existem muitas opções pra deixar tudo anotadinho. Pode ser com um planner, um caderno, uma lista no próprio celular, nas notas do computador ou até mesmo usar os calendários oferecidos pelos e-mails. Todas são ótimas opções. O melhor jeito é o que você se adaptar melhor! No início pode parecer difícil, mas mantenha o lembrete e anote todos os dias, continue, porque vai valer muito a pena!  

Ah, não se esqueça de sempre marcar aquilo que já foi feito. A sensação de cumprir todas as tarefas do dia e ver a listinha toda marcada não tem igual! 

E você, como organiza o seu dia? E o planejamento da sua empresa? Conta pra gente!  

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