Uma boa comunicação é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. No caso das franquias, ter um planejamento estratégico é ainda mais importante. Isso porque esse modelo de negócio se baseia na transferência de know-how, ou seja, ao abrir uma franquia, o franqueado recebe do franqueado o direito de uso da sua marca, produtos ou serviços. Para isso, tem todo apoio técnico, administrativo e de gestão. 

Dessa forma, as metas, objetivos e necessidades do franqueador e do franqueado precisam estar sempre bem alinhadas. Quer saber como criar um plano de comunicação organizacional eficiente para a sua franquia? Confira as dicas que separamos a seguir.  

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O que é um plano de comunicação e quais as suas vantagens? 

O plano de comunicação é uma espécie de manual que define como a comunicação da empresa será desenvolvida. É ele que vai guiar todas as ações da organização em direção ao objetivo que ela almeja alcançar.  

Desse modo, ter a comunicação planejada de maneira estratégica facilita o relacionamento entre franqueador e franqueado e garante que metas, objetivos e necessidades estejam alinhadas para melhorar os resultados da empresa. 

Como criar um plano de comunicação organizacional eficiente? 

Agora que você já conhece as vantagens de ter um planejamento voltado para a comunicação, confira a seguir 5 dicas que separamos para ajudar você a criar um plano de comunicação organizacional eficiente para sua franquia.  

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1. Estude o mercado 

Fazer um benchmarking para conhecer o que seus concorrentes estão fazendo e o que tem funcionado ou não é o primeiro passo. Ao mesmo tempo, é preciso olhar para dentro e fazer um diagnóstico interno para entender em qual estágio a empresa está. 

2. Defina seus objetivos e metas  

Antes de começar a caminhada, é fundamental definir o seu destino. Dessa forma, a partir do diagnóstico, as metas e os objetivos da sua empresa devem ser definidos.  

3. Determine seu público-alvo e seu canal de divulgação  

Conhecer bem o seu público, seus valores e suas dores é fundamental na hora de elaborar um plano de comunicação eficaz. Com o público-alvo definido, fica mais fácil escolher os canais de divulgação mais adequados. É possível fazer planos direcionados para cada público e utilizar vários tipos de canais.  

4. Estabeleça um orçamento e um cronograma  

Para tirar as ideias do papel e transformá-las em ações, sua franquia vai precisar dispor de recursos financeiros. Sabendo de quanto vai precisar e o quanto poderá gastar, você vai conseguir definir um orçamento realista e distribuir a verba de maneira mais inteligente. Com as ações definidas, é hora de estipular prazos e fechar um cronograma.  

5. Avalie os resultados e reveja a estratégia 

Para saber se seu planejamento está dando certo ou não, é preciso analisar os resultados. É importante que essa avaliação seja feita não apenas no final, mas ao longo do processo, dessa forma você conseguirá fazer melhorias e até mesmo alterar algo que não está funcionando de maneira ágil.  

E aí, gostou das dicas? Quer saber mais sobre como criar um plano de comunicação organizacional e melhorar o desempenho da sua franquia? Fale conosco! Temos um time supertalentoso de mulheres especialistas em comunicação interna, com experiência no atendimento de uma grande rede de franchising, para te ajudar a tirar as estratégias de conteúdo de sua franquia do papel. 

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