Uma boa comunicação é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. No caso das franquias, ter um planejamento estratégico é ainda mais importante. Isso porque esse modelo de negócio se baseia na transferência de know-how, ou seja, ao abrir uma franquia, o franqueado recebe do franqueado o direito de uso da sua marca, produtos ou serviços. Para isso, tem todo apoio técnico, administrativo e de gestão.
Dessa forma, as metas, objetivos e necessidades do franqueador e do franqueado precisam estar sempre bem alinhadas. Quer saber como criar um plano de comunicação organizacional eficiente para a sua franquia? Confira as dicas que separamos a seguir.
O que é um plano de comunicação e quais as suas vantagens?
O plano de comunicação é uma espécie de manual que define como a comunicação da empresa será desenvolvida. É ele que vai guiar todas as ações da organização em direção ao objetivo que ela almeja alcançar.
Desse modo, ter a comunicação planejada de maneira estratégica facilita o relacionamento entre franqueador e franqueado e garante que metas, objetivos e necessidades estejam alinhadas para melhorar os resultados da empresa.
Como criar um plano de comunicação organizacional eficiente?
Agora que você já conhece as vantagens de ter um planejamento voltado para a comunicação, confira a seguir 5 dicas que separamos para ajudar você a criar um plano de comunicação organizacional eficiente para sua franquia.
1. Estude o mercado
Fazer um benchmarking para conhecer o que seus concorrentes estão fazendo e o que tem funcionado ou não é o primeiro passo. Ao mesmo tempo, é preciso olhar para dentro e fazer um diagnóstico interno para entender em qual estágio a empresa está.
2. Defina seus objetivos e metas
Antes de começar a caminhada, é fundamental definir o seu destino. Dessa forma, a partir do diagnóstico, as metas e os objetivos da sua empresa devem ser definidos.
3. Determine seu público-alvo e seu canal de divulgação
Conhecer bem o seu público, seus valores e suas dores é fundamental na hora de elaborar um plano de comunicação eficaz. Com o público-alvo definido, fica mais fácil escolher os canais de divulgação mais adequados. É possível fazer planos direcionados para cada público e utilizar vários tipos de canais.
4. Estabeleça um orçamento e um cronograma
Para tirar as ideias do papel e transformá-las em ações, sua franquia vai precisar dispor de recursos financeiros. Sabendo de quanto vai precisar e o quanto poderá gastar, você vai conseguir definir um orçamento realista e distribuir a verba de maneira mais inteligente. Com as ações definidas, é hora de estipular prazos e fechar um cronograma.
5. Avalie os resultados e reveja a estratégia
Para saber se seu planejamento está dando certo ou não, é preciso analisar os resultados. É importante que essa avaliação seja feita não apenas no final, mas ao longo do processo, dessa forma você conseguirá fazer melhorias e até mesmo alterar algo que não está funcionando de maneira ágil.
E aí, gostou das dicas? Quer saber mais sobre como criar um plano de comunicação organizacional e melhorar o desempenho da sua franquia? Fale conosco! Temos um time supertalentoso de mulheres especialistas em comunicação interna, com experiência no atendimento de uma grande rede de franchising, para te ajudar a tirar as estratégias de conteúdo de sua franquia do papel.
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