Todos os dias, nascem novas empresas. São negócios promissores, com produtos ou serviços inovadores, e com alto potencial de crescimento. O problema é que a maioria dos novos empresários vê a criação de marca e identidade visual como algo secundário à abertura de um negócio. Isso pode comprometer a visão que a empresa deseja passar e até mesmo o seu desempenho no mercado.

Em primeiro lugar porque a marca é o DNA de uma empresa. Já uma identidade visual bem feita e em consonância com os valores da empresa, transmite singularidade em um mercado cada vez mais competitivo. Isso quer dizer que sua empresa pode se destacar entre outras que estão nascendo ou já atuam no mesmo segmento, apenas por investir na criação de uma marca forte e identidade visual clara.  Quer saber mais sobre o processo de criação de marca e identidade visual e porque ele não deve ser menosprezado? Veja:

Como nasce uma marca?

A marca conecta o cliente ao produto. Na marca de uma empresa é “impresso” o conjunto de valores pensados pelo empresário, por isso, deve demonstrar toda a sua força e eficiência para garantir a satisfação dos seus possíveis consumidores. Ela também guiará a criação da identidade visual do negócio.  

A marca engloba todos os aspectos que vão desde o nome, identidade visual, assim como postura, posicionamento, missão, atendimento e outros. Ela faz o elo entre a empresa e o consumidor e todas as experiências vivenciadas pelas pessoas em relação a ela, sejam positivas ou negativas, ficarão guardadas na lembrança.

Antes de construir uma marca é importante:

– Definir as estratégias, posicionamento da empresa e pontos fortes do negócio;

– Saber exatamente o que a marca deseja comunicar às pessoas.

Depois da criação da marca:

– Criar a identidade visual e verbal para que ela ganhe legitimidade;

– Planejar a ativação da marca, estudando estratégias de divulgação;

– Gerir a marca alinhada com o universo do negócio, que vai desde os materiais impressos criados para publicidade até a decoração do ambiente da empresa. Tudo se integra para garantir a consistência e continuidade da marca.

A identidade visual é essencial para o sucesso de uma empresa

A Identidade visual envolve todo o conjunto de elementos que representam a empresa visualmente – e não somente a logo, como normalmente as pessoas pensam. É por meio dela que seu negócio vai transmitir estilo e essência aos clientes, fornecedores, parceiros e até mesmo concorrentes.

A identidade visual tem como função traduzir a personalidade de uma empresa. Trata-se de um conjunto de elementos que compreende tipografia, cores, grafismos, personagens e logotipo – que é uma espécie de símbolo visual, entre outros. Esses elementos são identificados pelos consumidores através de imagens, slogans ou taglines.

O segredo para criar uma identidade ideal para sua marca está na construção. Por isso é importante que se tenha conhecimento técnico para isso. Entender como as cores escolhidas podem influenciar sua marca, é um bom exemplo. As cores têm o poder de despertar sentimentos, desejos e produzem até mesmo um efeito relaxante.

Empresas em processo de construção da marca precisam estar atentas às cores que vão usar, para atingir o público de maneira assertiva. Como você saberá qual a cor ideal para compor a identidade visual da sua marca? É aqui que entra a orientação especializada!

Para criar uma identidade visual clara e eficiente, é preciso conhecer bem a proposta e os ideais da empresa e transmiti-los com fidelidade. Dessa forma, é possível atrair clientes em consonância com os valores da sua marca e fazer com que se lembrem dela no dia a dia.

Um projeto de criação de marca e identidade visual, desde que bem elaborado e alinhado com os ideias da empresa, traz inúmeros benefícios ao negócio.

Entre eles, destacamos:

– Posicionamento da marca no mercado;

– Uma primeira impressão positiva, transmitindo credibilidade e profissionalismo ao público-alvo;

– Cria um diferencial para a marca dentro de seu segmento (por meio da originalidade);

– Facilita a fixação da marca na mente das pessoas para que se lembrem dela no futuro;

– Cria uma relação de confiança e conectividade emocional com os consumidores;

– Garante padrão visual para orientar materiais gráficos e publicitários da empresa.

Para empresas de todos os portes

A padronização das cores, fontes e símbolos garante que sua marca seja fixada na cabeça dos consumidores e a probabilidade de ela ser lembrada aumenta consideravelmente. Assim, quanto mais ela aparecer no dia a dia das pessoas, mais rapidamente elas vão fixar e se lembrarão dessa marca no futuro.

A preocupação com a identidade visual não deve ser exclusiva para empresas grandes. Muito pelo contrário! Uma marca forte e atrativa chama a atenção do público com facilidade, contribuindo para o sucesso de empresas de todos os portes.

O que é Manual de aplicação da marca?

O manual de aplicação da marca serve para padronizar todas as representações visuais de uma empresa. Ele pode ser um documento em PDF, uma cartilha ou até um livro – depende do tamanho da organização. Nele estão reunidas todas as informações sobre valores, visão, além dos detalhes de identidade visual.

Criação de marca e identidade visual é essencial para o sucesso de uma empresa

São especificadas no manual, por exemplo, as cores que podem ser usadas e suas variações, instruções de aplicação da logo em diversos contextos (tamanho, margens, posicionamento), tipografia, entre outros.

Além disso, no manual também exemplifica como não usar a marca, ou seja, ele garante que ela seja aplicada corretamente. Dessa forma, o público-alvo será impactado com mais facilidade e assertividade.

Conclusão

É comum ver novos empresários que investem todos os seus recursos financeiros em matéria-prima, equipamentos ou mão de obra durante a abertura de um negócio. Na prática, não sobra quase nada (ou nada) para o investimento em criação de marca e identidade visual.

Isso é um equívoco e esse investimento deve ser previsto já no plano de negócios! Afinal, diante de tudo o que vimos ao longo deste artigo, esse é um passo fundamental para transmitir credibilidade e profissionalismo aos clientes. Se a sua empresa não consegue fazer isso, encontrará dificuldade para se desenvolver no mercado. Pense nisso!

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