Se tem uma dúvida recorrente entre empresas que estão na internet é “o que fazer para seu site aparecer no Google?”. Isso porque, elas entendem a importância de estar disponível para seus consumidores por meio de vários canais. Dessa forma, investem em redes sociais, aplicativos ou sites.

O grande problema é que não basta “estar” no mundo virtual. É essencial aparecer, ser encontrada ou mais precisamente ser “ranqueada”. Esses verbos, por mais corriqueiros que possam parecer, são muito importantes para quem deseja aparecer no Google. Eles podem definir o sucesso ou fracasso de uma estratégia digital.

Como sabemos que não existe fórmula mágica, quando o assunto é marketing digital – mas sim muito trabalho e dedicação – , listamos alguns dos principais pontos de atenção sobre o assunto. Se você quer ver seu site aparecer no Google, forte e saudável, veja as dicas que separamos neste post!

Indexação no Google

Antes de tudo, para fazer um site aparecer no Google é preciso que ele seja indexado. Isso mesmo! O buscador tem um sistema que, todos os dias, verifica novos sites. As novas páginas são analisadas de acordo com os critérios do Google e podem ou não serem somadas ao seu diretório de sites. Isso é a indexação!

Como todos os dias milhares de novas páginas são criadas no mundo, a indexação orgânica pode demorar um pouco ou até mesmo não acontecer. No entanto, existe uma maneira para fazê-la manualmente. O ideal, neste momento, é contar com orientação profissional. Várias agências de comunicação contam com especialistas em Marketing Digital para fazer com que esse processo seja bem assertivo.

O profissional deve acessar a URL www.google.com.br/intl/pt-BR/add_url.html e enviar a página para análise. Durante o processo, ele ainda poderá fazer comentários e descrever o site. O mesmo processo pode ser feito caso o site esteja mudando de endereço ou sendo encerrado.

Outros procedimentos técnicos que uma agência de Marketing Digital pode fazer para um site aparecer no Google:

1 – Verificar se a página pode ser lida pelo Google, por meio dessa ferramenta SEO-Browser.

2 – Fazer o cadastro no Google Search Console, uma ferramenta gratuita. Por meio dela, é possível enviar o sitemap.XML – arquivo padrão que descreve todas as URLs do site. Existem diversos plugins de WordPress que fazem a geração automática do sitemap.XML, caso o site esteja nesta plataforma.

3 – Criar links externos para que o Googlebot, robô de rastreamento da Web do Google (também chamado de “indexador”), acesse o conteúdo do site.

Leia também: Site gratuito para empresa: porque esse não é um bom negócio!

SEO – Search Engine Optimization

O SEO (Search Engine Optimization) ou Otimização para Mecanismos de Busca, em português, é um conjunto de técnicas utilizadas para ajudar um site a aparecer no Google. Essas técnicas, junto a outros fatores, definem se o site será apresentando como primeira ou última opção de resultado durante uma busca no Google.

Portanto, para ter um bom ranqueamento no Google é essencial investir em SEO. Veja algumas das principais técnicas para se posicionar melhor:

Conteúdo de qualidade e relevante – Uma das grandes estratégias do Marketing Digital, para colocar as empresas na rota do Google é a produção de conteúdo relevante. O Marketing de Conteúdo é eficaz para entregar ao seu público-alvo o conteúdo certo e na hora certa – e que irá conduzi-lo pela jornada de compra. Além disso, é uma estratégia auxiliar para aumentar a autoridade e credibilidade da empresa em seu mercado.

Já o Google, que é bastante esperto, sabe avaliar muito bem o que é relevante ou não para o público.

O buscador mais famoso da internet usa mais de 200 fatores diferentes para definir a relevância de uma página.  A proposta dele é oferecer aos usuários uma boa experiência e entregar exatamente o que ele procura. Por isso a qualidade é tão importante em qualquer tipo de conteúdo em uma página – seja ele vídeo, texto ou imagem.

Leia também: Por que criar um blog? Entenda a importância dessa estratégia!

 

 

Experiência do consumidor – Para desenvolver um bom trabalho em SEO é preciso proporcionar ao consumidor a melhor experiência possível quando ele acessa seu site. Isso quer dizer manter informações claras e objetivas, alinhar as intenções de busca com o conteúdo, investir em um layout claro e com boa navegabilidade, entre outros detalhes.

O foco principal, para quem se preocupa com a experiência do consumidor é deixar tudo o que ele precisa de maneira mais acessível e clara. Isso implica em diminuir etapas, números de cliques e empecilhos para que ele chegue ao seu objetivo final no site – seja adquirir um produto, esclarecer uma dúvida ou entrar em contato com sua empresa.

Portanto, o primeiro passo ao pensar na experiência do consumidor é analisar o caminho que ele fará durante o processo de compra. Se você quiser ser notado pelos consumidores, conquistar relevância e fidelizá-los, é necessário colocar suas necessidades e desejos em primeiro lugar.

Além do conteúdo de qualidade e da experiência do consumidor, existem outras maneiras de garantir seus bons resultados e ajudar um site a aparecer no Google:

  • Uso de palavras-chaves corretas;
  • Fazer links externos (seja em outros sites, que conectam vários documentos na Internet, ou por meio das redes sociais, como o Facebook ou Twitter;
  • Link Building, que é a prática que faz com um site seja citado por outros sites. Quando isso acontece, o Google entende que a página citada tem autoridade no assunto que está tratando. Mas não vale ser citado por qualquer site. Os link buildings precisam vir de páginas confiáveis, que tenham a ver com seu negócio/mercado e também já tenham um histórico na web.  Uma boa prática de link building são os guest posts. Normalmente são feitos por meio de parcerias e podem gerar resultados interessantes para as duas partes.
  • Layout responsivo – mobile (que também tem muito a ver com a experiência do usuário);
  • Nunca tentar driblar as normas do Google! Essa prática é conhecida como Black Hat e se o sistema detectar que você está tentando trapacear, poderá punir seu site. Essas punições vão desde a perda de posições até mesmo a retirada da página do catálogo do Google.

 

Links patrocinados

Uma das maneiras de colocar seu site na rota do maior buscador da atualidade é investir em Google AdWords. Esse é o serviço de links patrocinados do Google, portanto, uma estratégia bem elaborada a partir da ferramenta pode fazer um site aparecer no Google de forma rápida e simples.

Existem ainda outras vantagens de investir em Google AdWords, como a possibilidade de segmentação por palavras-chaves. Isso permite que você impacte exatamente o público que tem interesse de alcançar. O sistema de pagamento é por CPC (custo por clique). Dessa forma, você paga apenas pelos cliques que receber.

Vale lembrar que, como toda a estratégia em Marketing Digital, essa também deve ser bem elaborada e planejada!

Seguindo nossas dicas deve ficar mais simples fazer seu site aparecer no Google. No entanto, existem ainda outros critérios que podem ser analisados por profissionais das áreas de Comunicação e Marketing. Esses profissionais têm a capacidade de avaliar os pontos que precisam ser melhorados em qualquer página ou que a estejam impedindo de ser bem ranqueada no Google.

 

Precisa de ajuda para fazer seu site aparecer no Google? Entre em contato conosco! Somos uma agência especializada, com profissionais certificados em Google AdWords e Inbound Marketing pela RD Station, para criar e manter suas estratégias. Nos acompanhe também pelo Facebook e ou Instagram.