Conheça os melhores formatos para apresentar os resultados do seu setor de marketing em alto estilo

Muito trabalho e dedicação que resultam em números e conquistas impactantes. Se a sua equipe de marketing alcançou essa meta, parabéns! A gente sabe que não é fácil obter ótimos resultados. 

No entanto, mais do que chegar lá, é preciso mostrar para todo o time o quanto as suas entregas estão gerando valor à empresa. Afinal, quando seu público interno entende que os resultados estão superando as expectativas, eles tendem a engajar cada vez mais em suas ações e propostas.  

E, nesses casos, não faz sentido apresentar todos os números em um simples comunicado ou em formatos sem nenhum atrativo. Afinal, “encantamento” deve ser o sobrenome de qualquer departamento de marketing! 

Por isso, neste conteúdo, vamos apresentar alguns formatos que funcionam e agregam valor às suas apresentações de resultados, além de indicar algumas boas práticas na hora de divulgá-los. Imperdível, né? Então prepare os bullet points e vem com a gente! 

Como criar apresentações de alto impacto? 

Antes de definir as plataformas e as ferramentas que você vai escolher para apresentar seus resultados, é preciso ter em mente quais são os objetivos da sua comunicação. É só seguir algumas regrinhas antes de direcionar seu conteúdo e você terá ainda mais sucesso. 

Conheça  

Já que sua apresentação será direcionada ao público interno, você certamente terá dados mais precisos sobre os desejos e as dores dele. Procure ter assertividade em relação a isso. Esse é o momento em que você poderá produzir comunicações mais personalizadas, afinal, ainda que você tenha um público heterogêneo, você terá muitas informações sobre os pontos em comum. 

Reduza  

Seu público interno é o que melhor conhece sua organização. Por isso, recapitular é importante. Mas não gaste muito tempo reforçando o que não é necessário. Isso só vai trazer cansaço e tirar o foco do que mais importa em sua comunicação.  

Transpareça  

Se essa é uma regra geral para a comunicação, aqui ela se faz ainda mais necessária. Seu público precisa confiar nos resultados apresentados e entender a correspondência deles com o trabalho produzido na prática. Jamais minta ou aumente um dos pontos apresentados. Isso é fundamental para uma relação de confiança e honestidade.  

Escute  

Os colaboradores têm muito a agregar! De uma certa forma, todos eles contribuem e se beneficiam dos bons resultados do marketing. Dê abertura para que eles ofereçam feedbacks e realmente escute o que eles têm a dizer. Você poderá retirar ótimos insights desses retornos.  

Reconheça  

Esse é o melhor momento de reconhecer de fato os responsáveis pelos bons resultados. Elogie, enfatize o trabalho e parabenize publicamente a dedicação de seu time. Colaboradores motivados podem agregar ainda mais! 

Quais são os principais formatos de apresentação? 

Agora que você já conhece os pontos fundamentais para criar uma apresentação, vamos mostrar algumas possibilidades para deixar o seu trabalho mais atrativo. 

Apresentações em PowerPoint 

O PowerPoint é um velho conhecido e é a ferramenta mais utilizada nesses casos, mas isso não quer dizer que ele precisa ser simples.  

Grandes apresentações já começam de forma impactante. Pense em capas que tirem o seu público de um lugar confortável ou conhecido, deixando todos ansiosos pelo que vem a seguir.  

Aposte na diversificação dos slides. As mesmas cores utilizadas durante toda a apresentação deixam a comunicação monótona, bem como a utilização de grandes blocos de texto.  

Aposte em ppts que comuniquem visualmente. Já pensou, por exemplo, em slides animados ou na inserção de gifs? Junto ao conteúdo, essa é a melhor forma de manter seu público atento e interessado nos resultados.  

Dashboards 

As dashboards têm sido cada vez mais utilizadas pelas empresas que desejam mostrar resultados de forma rápida e eficaz. Esses painéis visuais podem conter métricas, indicadores de performance, informações adicionais e muitos outros recursos.  

Elas são divididas em: dashboards táticas, operacionais e estratégicas. Independentemente de qual você escolha, saiba que elas facilitam muito a compreensão e podem ser lidas de forma simples e rápida. Um sucesso quando falamos de público interno! 

Vídeos 

Se os vídeos viralizam e se destacam na internet, eles certamente podem fazer diferença em sua apresentação.  

Curtos, com apelo visual e capaz de reter a atenção, esse formato é muito interessante para qualquer estratégia de comunicação. E de quebra você ainda pode utilizar um tom mais instigante, garantindo não só a apresentação dos resultados, mas também o fortalecimento da motivação em seu time.  

Linha do tempo  

Em circunstâncias em que você precisa fazer uma retomada de eventos do passado, as linhas do tempo são muito eficazes, já que relembram seu público do que já foi feito e relacionam com o que está sendo produzido hoje.  

Elas podem ser animadas e bem visuais, o que facilita a compreensão e reforça o sentimento de pertencimento à história da empresa.  

E-mail MKT / Newsletter  

Nem sempre você terá reuniões ou encontros presenciais/virtuais com tempo suficiente para apresentar todos os resultados. Por esse motivo, newsletters e e-mails marketing, que podem ser disparados internamente, são ótimos aliados! 

Nesse caso, redobre o encantamento. Seu time precisa se sentir atraído o suficiente para abrir o conteúdo e permanecer nele até o fim. Por isso, não se esqueça: títulos interessantes, conteúdo visual (gráficos, gifs, imagens e outro recursos podem ser utilizados) e até mesmo ferramentas de interação são fundamentais.  

Mural digital  

Se sua organização não adotou o regime home office, os murais digitais espalhados pelo espaço físico também são muito interessantes. Além de comunicar os resultados, eles reforçam constantemente os números e possibilitam que os colaboradores relembrem todo o trabalho realizado.  

E aí, curtiu nossas dicas? Com a Sophí você pode ter mais! 

Você sabia que nossas equipes de Design e Performance podem te ajudar na entrega de apresentações de alto impacto? Temos um time especializado nessa área e certamente temos o produto ideal para gerar valor para o trabalho do setor de marketing.  

Conta aqui nos comentários o que seu time tem feito e vamos conversar! 

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