Estar nas mídias sociais não é suficiente para a construção de uma identidade forte no ambiente digital. O site próprio é realmente importante, mas aprender a identificar suas falhas graves pode ser vital para seu negócio.
Imagine o seguinte cenário: você reserva um tempo para conhecer o novo restaurante do seu bairro. Ao chegar lá percebe que o chão e as mesas estão sujos, mesmo com a bagunça você resolve experimentar os serviços da casa. Porém ao sentar se em uma das mesas para conhecer o cardápio, você não encontra as informações que precisa e o garçom resolve te ignorar. Depois de 30 minutos de espera, você vai embora sem comer nada.
Como será sua experiência em um estabelecimento assim? Talvez o mesmo esteja acontecendo com sua empresa, porém no ambiente digital.
Por isso, listamos aqui 10 erros comuns que muitas empresas cometem no seu site. Fique atento para evitá-los.
- Site lento.
Segundo uma pesquisa realizada pela Compuware, 7 em cada 10 usuários não esperam mais que 5 segundos para um site carregar. Isso significa que se você investe em Google AdWords, mas tem um site lento, 70% do seu investimento em novos cliques pode ir para o lixo.
Por isso, ter um site que carrega rapidamente é a primeira etapa que você deve cumprir para atrair a atenção do seu cliente.
- Design amador
O seu site é a extensão do seu negócio físico. Ninguém quer entrar em uma loja feia e mal arrumada. No início desse texto, usamos o exemplo do restaurante sujo para te mostrar a importância da boa impressão logo nos primeiros minutos de exposição ao cliente.
A regra não muda no mundo virtual. Um design ruim pode acabar com a credibilidade da sua marca.
- Layout nada funcional
Na sua visita ao supermercado, você já pensou em procurar as frutas na sessão de higiene pessoal? Certamente não.
Assim como na loja física, na internet existem padrões funcionais para categorizar as informações no seu site. Um profissional da área de desenvolvimento web sabe perfeitamente quais são os locais mais indicados para a inserção dos textos e imagens na página.
Se o seu cliente não encontra as informações necessárias de forma rápida, ele pode escolher visitar o site do concorrente.
- Fotos mal produzidas
Invista em fotos profissionais! Não adianta ter um bom design, mas utilizar fotos amadoras para ilustrar seu produto. Para lojas 100% virtuais isso é ainda mais sério. A visita de um cliente no site pode ser a única oportunidade que você tem de vender para ele. Não deixe essa chance escapar por causa de um detalhe tão simples.
- Ausência de CTA
O call-to-action (CTA) é uma chamada que conduz o visitante do site a realizar alguma ação. Seja um cadastro para receber novos conteúdos, uma compra online ou uma inscrição em um evento.
O seu site precisa incentivar o seu cliente a realizar algo e não somente entrar na “loja” e ir embora alguns segundos depois.
- Não tem conteúdo
Existem clientes que sabem exatamente o que querem, eles desejam entrar no site apenas comprar. Porém, há outros que estão nos estágios iniciais de compra, esses estão pesquisando sobre um determinado serviço e querem conhecer melhor sua empresa.
Para esses clientes, é fundamental que você tenha um conteúdo valioso e convincente. Por isso, investir em bons textos para o seu blog ou criação de iscas digitais, como os e-books, é sempre uma escolha certa.
- Animações chatas
O cliente quer ir direto ao assunto e não está interessado em perder tempo. Apresente já na home argumentos que convençam seu cliente a continuar a navegação no site e de preferência deixe claro na primeira impressão qual é o seu propósito como negócio. Seja objetivo!
- Site não funciona no celular
Você sabia que 89% dos usuários de internet no Brasil preferem os smartphones do que o computador? Ter um site desconfigurado em aplicativos moveis pode espantar a maioria dos potenciais compradores.
Hoje em dia não há espaços para sites que não sejam responsivos.
- Erros de português
Não é só um design ruim que prejudica a credibilidade da sua marca. Os erros de português podem ser fatais na conquista de um bom cliente. De acordo com o seu segmento, uma simples falha de digitação pode ser imperdoável.
Por isso, ao contratar um novo site, exija uma equipe com bons redatores e revisores. É a imagem do seu negócio que está em jogo.
- Página em construção
Não deu tempo de terminar o site? Evite páginas em construção que não agreguem nenhum valor. Se as informações da página forem inúteis para seu cliente, dificilmente ele vai voltar para conferir se a “obra” está pronta.
Pense bem: você se lembra de alguma marca de sucesso que não tem um site próprio de qualidade? Avalie a imagem da sua empresa na internet, começando pelo site, ela tem que ser o reflexo da sua empresa física.
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