O que você ainda não sabe sobre o reflexo da internet na rotina do brasileiro e o impacto disso na sua empresa.

Você já se imaginou pesquisando sobre um trabalho escolar sem acesso à Internet? Na hora de assar um bolo, tem forma mais rápida de encontrar a receita se não no Google? E no ambiente corporativo, é possível ficar 100% offline?

A internet se tornou item fundamental na rotina de muita gente. As novas gerações, por exemplo, já sentem dificuldade em separar o ambiente físico do virtual.

Não é por acaso que, em um futuro próximo, 75% do orçamento de publicidade da sua empresa vai ser destinado ao marketing digital, de acordo com a empresa de consultoria Accenture.

Confira os números e algumas curiosidades sobre o cenário de marketing digital no Brasil que separamos para você:

  • No ano passado, pela primeira vez, a Internet chegou à 58% dos lares brasileiros, segundo a 11ª edição da pesquisa TIC Domicílios.
  • Somos mais de 100 milhões de brasileiros conectados, sendo que a maioria de nós não se desgruda do celular. Afinal, os smartphones representam 89% da preferência dos entrevistados.
  • A maior empresa de mídia do mundo é o Google. Falamos mais sobre a plataforma de anúncios dele aqui.
  • O nosso país é o 5º mais conectado do mundo e entre os BRICS a liderança é brasileira.
  • Segundo a ComScore, o uso das mídias sociais e do Whatsapp ocupa quase 1/3 do tempo gasto pelo brasileiro na Internet. Sendo que a audiência em mídias sociais no Brasil é maior do que a audiência online total da Argentina, Chile, Colômbia e México, juntos.
  • Em 2016, a crise não impediu o e-commerce de crescer no Brasil. A chegada de 22% de novos consumidores e o aumento do ticket médio compensou a queda do volume de vendas.
  • Produtos como eletrodomésticos, eletro portáteis e celulares representou em 2016 o segmento com o maior número de vendas online do Brasil.
  • Nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste já se acessa mais internet pelos celulares do que pelo computador.
  • A cada 1 minuto, 100 novas horas de vídeo são postadas no Youtube.
  • De acordo com o Ibope Inteligência, em 2015, 88% dos brasileiros navegavam na internet enquanto assistem TV. 72% estão nas redes sociais neste momento.
  • Você é mineiro? Saiba que, de acordo com a ComScore, Minas Gerais é o 2º estado brasileiro com maior audiência de varejo no desktop, perdendo somente para São Paulo.
  • Segundo a empresa Locket, as pessoas desbloqueiam a tela do celular 110 vezes por dia. Se não contarmos as horas de sono, isso corresponderá a 1 vez a cada 8 minutos. (Esse dado é mundial, mas achamos legal colocar aqui também. 😉 )

É natural concluir que o marketing é impactado diretamente pelo avanço tecnológico, porque isso muda o comportamento do consumidor e a maneira como as pessoas lidam com as marcas. Repensar, todos os dias, a estratégia de vendas é vital para as empresas de diferentes portes.

E você, o que acha desse assunto? O marketing digital tem feito você refletir sobre a forma de abordar seus clientes? Deixe o seu comentário aqui e não se esqueça de nos acompanhar também pelo Facebook e Instagram.