No início de março deste ano, o Ministério da Saúde recomendou que as empresas adotassem o sistema de teletrabalho como medida para evitar a transmissão descontrolada da covid-19. Em poucos dias, o número de profissionais em regime de trabalho remoto do mundo todo saltou, mas no Brasil o formato já apresentava forte crescimento antes mesmo de o tema “coronavírus” pautar nossas conversas.

Em 2019, o Pinterest já havia sinalizado, em sua lista de tendências, que 2020 seria o ano do home office. Uma pesquisa realizada pela Robert Half, em 2012, já apontava o Brasil como o 3º colocado no ranking de crescimento do trabalho remoto.

Enfim, tudo isso é só para te dizer que o home office deixou de ser o formato de trabalho do futuro e já é uma realidade há muito tempo. Por isso, adotamos aqui na agência esse modelo desde o primeiro dia de operação. A produtividade, a qualidade de vida e a segurança das pessoas certamente crescem não só na adoção desse formato, mas também na adequação das boas práticas de liderança.

Assim como no trabalho presencial, os desafios diários existem. Eles sempre existirão! Mas, certamente, os benefícios são maiores para as pessoas e para a saúde do negócio.

Abaixo, você confere alguns hacks que adotamos aqui na Sophí e que podem ajudar você na condução do trabalho em equipe, mesmo à distância.

1.    CONFIE NO SEU TIME

Gerindo pessoas à distância, você só tem duas opções: delegar com qualidade e acreditar que sua equipe é capaz de entregar cada parte do projeto ou pedir report a cada 5 minutos, distribuindo ansiedade e prejudicando a produtividade.

Assim como no modelo presencial, confiar é a primeira medida para que todos se sintam seguros e livres para fazer as suas entregas. O “controle em excesso” apenas diz que algo não vai bem na sua liderança.

 2. DELEGAR NÃO É “DELARGAR”

Saber distribuir demandas e brifar bem o time interno é vital em qualquer regime de trabalho. Por isso, aqui temos uma frase típica que é “o óbvio precisa ser dito”. Se você não for claro no seu pedido (e sabemos que isso é desafiador), o outro pode não compreender o que deve ser entregue. Além disso:

  • Fracione em pequenas entregas aquele grande projeto. Assim, você saberá se o time está no caminho certo e garante com mais tranquilidade o sucesso final.
  • O cronograma é fundamental para gerir a sua ansiedade em receber e comunica ao outro a sua expectativa de horas trabalhadas em cada tarefa.
  • Mostre-se disponível para solucionar dúvidas sempre que necessário.
  • Faça o outro entender a importância do papel dele. Contextualizar o motivo de aquela demanda existir é tão importante quanto receber a tarefa concluída.
  • Deixe claro qual é a sua expectativa na entrega. Diga o que você quer e o que você não quer como resultado.
  • Incentive os membros do time a conversarem entre si. Isso enriquece a troca de ideias, aumenta a integração e colabora para que a qualidade evolua com o tempo.
  • No final, diga com clareza os erros e os acertos de cada um naquela demanda.

3. USE A TECNOLOGIA A SEU FAVOR NA GESTÃO DAS TAREFAS

Seja em agências ou em departamentos de Marketing e Comunicação, é fundamental ter uma pauta de trabalho diária, certo? Sim, mas nem todos fazem isso, por mais absurdo que seja.

Ter a lista de tarefas de cada um de maneira visual, com datas de entrega e ordem de prioridades, é importante para que as pessoas não se sintam perdidas e pressionadas em meio a tanta coisa para fazer.

Ter a pauta sempre à mão também é fundamental para que você possa acompanhar a carga de trabalho de cada membro do time, ajudando na distribuição dos novos projetos que chegarão.

Pesquise a ferramenta que mais funciona para sua empresa. Algumas sugestões que já usamos por aqui são Trello, Asana e Monday.

4. FORNEÇA A ESTRUTURA NECESSÁRIA

Uma cadeira desconfortável ou um sinal ruim de internet pode colocar tudo a perder. A saúde, o conforto e as ferramentas de trabalho essenciais para sua equipe não podem ser negligenciadas.

Além disso, considere como estrutura de trabalho a atenção com as dores de quem está do outro lado da pauta. Uma conversa franca sobre ansiedade, uma ligação para tranquilizar o time em dias de caos e até lembrá-los de beber água contribui para um ambiente melhor para todos.

5. FAÇA VIDEOCONFERÊNCIAS E CALLS PRODUTIVAS

O relógio corre tão rápido no home office quanto no escritório físico. Otimizar o tempo continua sendo regra fundamental!

Por isso, seguem algumas sugestões para ganhar produtividade nas reuniões:

  • Jamais inicie uma reunião (mesmo que seja uma ligação de 10 minutos) sem uma pauta clara dos temas a serem tratados.
  • Se não foi você quem pediu a reunião e percebeu que o outro está com dificuldade de organizar as ideias na condução da conversa, ajude!
  • Aponte suas dúvidas e deixe claro o que você precisa saber para seguir com as tarefas.
  • Finalize o papo com datas de entrega para cada acordo feito.

Algumas sugestões de ferramentas pagas e gratuitas para reuniões à distância são: Zoom, Skype e Hangouts.

6. POLÍTICA DE FEEDBACKS

As pessoas precisam saber se estão indo bem ou não no trabalho. Todos, inclusive os líderes, querem e precisam de feedbacks!

Aqui na agência, desde o início do ano, adotamos breves encontros em grupo e individuais nos quais todos dizem quais são os pontos fortes e quais devem ser desenvolvidos da empresa, da liderança e do colega de trabalho.

Deixar claro para cada colaborador os pontos nos quais você espera evolução, como líder, é importante. Mas lembre-se sempre de se disponibilizar para que a melhoria nesse processo seja fluida e rápida.