Se você leu alguma coisa sobre marketing digital nos últimos tempos deve ter topado algumas vezes com o termo “lead”. Mas afinal, o que são leads? Esse termo é muito importante para qualquer estratégia de marketing que se pense para um negócio e quase toda a corrida dos profissionais especializados na área tem a finalidade de atrair, converter, conquistar e encantar leads.

Quando pensamos em uma estratégia de marketing para um negócio é preciso definir também seu público-alvo. Esse movimento é importante para entender o comportamento de seus possíveis consumidores, como eles pensam, sentem e quais suas principais necessidades.

Dessa forma é possível criar campanhas focadas na geração de contatos capazes de se transformar em clientes. É aí que entra o termo ‘lead”.

Lead nada mais é que um potencial consumidor de seus serviços ou produtos, e que alguma vez na vida demonstrou interesse por eles. Normalmente, esse interesse é demonstrado pelo preenchimento de formulários nos quais esse potencial consumidor entregou dados – como e-mail, número de telefone e detalhes de comportamento – em troca de algo, como uma oferta, um desconto, brinde, newsletter etc.

O lead ficou conhecido no marketing digital, como os potenciais consumidores que informam seus contatos em troca de algum tipo de conteúdo.

Em uma estratégia digital, eles podem ser as pessoas com as quais você se relaciona com um e-mail marketing, e os contatos de uma marca conquistados por meio de uma rede social, como seguidores no twitter, instagram e linkedIn, inscritos no seu canal do youtube ou curtidores de sua fanpage. Neste caso, os leads são os usuários que estão ao alcance de sua empresa por meio de um canal conectado.

No entanto, o termo possui uma abrangência muito maior e pode ser definido como alguém que procura por sua empresa interessado em obter mais detalhes sobre ela, sobre seus produtos e serviços.

Qual importância dos leads para meu negócio?

Entender o comportamento dos seus consumidores em potencial é a chave para ter sucesso na prospecção de novos negócios. Quando sua empresa alimenta uma relação honesta com as pessoas, elas se sentem atraídas pelo que você tem a oferecer. Neste momento sua empresa tem a oportunidade de criar um relacionamento com seus leads, com a possibilidade de fechar novos negócios.

Quanto maior for o número de clientes em potencial que seu negócio atrair e tiver a disposição, maior será a chance de aumentar os resultados dele em médio e longo prazo. Por isso, a captação, nutrição e manutenção de leads está diretamente ligada a retenção de clientes para sua empresa.

Para fazer isso, você precisará entender de algumas técnicas de atração e captação de leads e aprender a converter visitantes em potenciais consumidores da sua marca. Essas estratégias são conhecidas como Inbound Marketing ou marketing de atração, e visam atrair o interesse das pessoas para seus serviços ou produtos.

Como funciona o funil de vendas?

O funil de vendas exemplifica muito bem o momento em que uma pessoa se torna um lead de sua empresa. Ele é formado por algumas etapas e vai desde o momento em que alguém tem o primeiro contato com sua marca até a hora do fechamento da venda.

Entenda o que são os leads e como funciona um funil de vendas.

O que são leads?

Na parte mais larga (topo do funil) é a fase de atração. Ali estão todos os visitantes que chegam até seu site, por exemplo. A partir do momento em que eles expressam a intenção de receber informações sobre seu negócio, seja por meio do recebimento de uma newsletter ou do preenchimento de um cadastro, eles passam para a segunda etapa do funil.

Na parte do meio estão os leads interessados em seus negócios ou serviços. Essa é a etapa da conversão. Neste momento é preciso “nutrir” os leads com informações e conteúdos, estreitando a relação entre vocês para que ele se transforme em um comprador.

Na última fase estão os leads que decidiram por adquirir um produto ou serviço de sua empresa, e estão prontos para ser impactados pelo setor de vendas para finalizar o negócio. É na última etapa do funil de vendas que estão os leads qualificados e com maior engajamento.

Reparou como cada etapa é necessária para se converter ao resultado final, que é a venda? Esse é caminho que os potenciais consumidores de sua marca farão, antes de se tornarem fiéis compradores.

Por Danielle Gláucia, jornalista e apaixonada por comunicação.

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