Nos dias de hoje não dá pra imaginar a vida sem o WhatsApp! O aplicativo de interação social chegou para ficar e facilitar ainda mais a nossa comunicação. Não só a comunicação pessoal, mas abriu também caminho para estreitar o relacionamento entre as empresas e seus clientes, por meio do WhatsApp Empresarial.

A ferramenta chama atenção por sua acessibilidade e praticidade. Basta ter um smartphone com o aplicativo instalado e pronto! Qualquer empresa e de qualquer porte tem em mãos uma linha direta com seus clientes. Mas, como todo meio de comunicação, o WhatsApp Empresarial pode ser usado a favor ou contra o seu negócio.

Quando utilizado sem estratégia, o app pode cumprir o papel inverso ao que você deseja. Já pensou que alguns pecados cometidos na comunicação podem afastar seus clientes em vez de trazê-los pra perto do seu negócio? É sobre isso que vamos conversar neste post!

WhatsApp Empresarial: fuja desses erros!

Entendemos que o WhatsApp Empresarial caiu como uma luva para fortalecer o relacionamento da sua marca/empresa com os clientes. Por isso, fizemos uma breve pesquisa em nossa redação para entender o que as pessoas consideram uma boa interação e o que elas não gostam, quando o assunto é o aplicativo de mensagem mais baixado do Brasil! Veja só!

1 – Mensagens sem autorização

Se o cliente deixou o número de celular dele na ficha de cadastro, no e-mail de orçamento ou durante algum processo de compra, não significa, necessariamente, que ele autorizou o envio de mensagens via WhatsApp. Esse é um erro muito comum que as empresas cometem ao utilizar o app de interação.

Não é um problema grave, mas pode estremecer a relação com o cliente. A mensagem poderá ser ignorada por pessoas que sentiram sua privacidade violada. Também existe o risco de a pessoa bloquear seu perfil, caso as mensagens estejam incomodando muito. Neste caso, a oportunidade de fortalecer seu vínculo com esse cliente estará perdida, já que dificilmente ele se lembrará de desbloquear o perfil novamente.

Se você deseja investir mesmo em uma estratégia de comunicação por meio do WhatsApp Empresarial, pergunte ao cliente se ele se importa de receber mensagens via aplicativo. Dessa forma, ele estará previamente avisado que poderá receber algum conteúdo seu um dia!

2 – Mensagens em horários e dias inadequados

Mesmo que o cliente aceite receber suas mensagens e até interaja algumas vezes, por favor, tome muito cuidado com os dias e horários que você envia esse conteúdo! Salvo exceções, como pizzarias que trabalham com delivery e possuem expediente noturno, prefira enviar suas mensagens no horário comercial.

Evite disparar mensagens aos finais de semana, principalmente pela manhã. Muitas pessoas dormem com a campainha do celular ligada e são acordadas, em pleno dia de folga, pela mensagem de alguma empresa. Além disso, em momentos de descanso, as pessoas estão com suas “chaves” viradas e não querem falar sobre negócios. Portanto sua estratégia poderá ficar inutilizada.

Estude o momento ideal para falar com seus consumidores durante a semana. Veja quais horários eles interagem com maior frequência e mantenha um padrão!

3 – Descuido com a comunicação e falta de personalização

Todos sabemos que existe uma lista de transmissão em seu smartphone. Dessa forma, você envia conteúdos, promoções e informativos para vários clientes ao mesmo tempo, não é verdade? Mas porque não criar várias listas e incluir os clientes de acordo com suas preferências?

Por exemplo, você tem um pet shop e vários clientes que são donos de gatos, cachorros, periquitos, cavalos, cabritos e outros bichinhos. Todos eles se relacionam com sua empresa por meio do WhatsApp Empresarial. Faz sentido que uma pessoa que tenha apenas gatos em casa receba promoções de produtos para cachorros? Não!

Todo ser humano quer ser tratado como único. Neste sentido é muito importante reconhecer e documentar as preferências do cliente antes de começar a disparar conteúdo com o qual ele não se identifica ou produtos que não podem sanar as suas necessidades.

O mesmo acontece com uma loja de roupas que se relaciona com seus consumidores enviando lançamentos e promoções via WhatsApp Empresarial. Não se deve mandar fotos das mesmas peças de roupas para todos os clientes, afinal os estilos não são iguais! A atenção e o cuidado que sua empresa tem com o cliente ficam evidentes quando ele recebe a foto de uma peça e diz “nossa, é a minha cara!”.

4 – Conteúdo inconveniente

Pegando carona no item anterior, que fala sobre os descuidos com a comunicação. É preciso ter uma preocupação adicional para não enviar ao cliente conteúdos inconvenientes (de acordo com cada perfil).

Um bom exemplo é enviar fotos de frango assado para alguém que é vegetariano. Se o seu negócio de alimentação se relaciona com ele, em algum momento essa informação deve ter vindo à tona. Outro bom exemplo, voltando ao pet shop, é não enviar fotos de vendas de filhotes para todos os clientes, tendo em vista que hoje em dia muita gente é contra essa prática.

À primeira vista pode parecer difícil pensar em conteúdos convenientes para todo o perfil de cliente que você tiver. Mas a maioria dessas informações podem ser “colhidas” e documentadas para que a comunicação fique cada vez mais assertiva entre vocês. Na dúvida, pense três vezes se o conteúdo que você vai disparar agrada aos gregos e também aos troianos!

5 – Mensagens de correntes

Ainda sobre descuidos com a comunicação: lembre-se que quando o cliente opta por receber mensagens da sua empresa/marca, ele espera receber conteúdo profissional. Nunca, nunca, nunca repasse mensagens de correntes ou duvidosas. O disparo de fake news pode minar a confiança que uma pessoa deposita na sua empresa. Portanto, fuja dessa gafe com todas as suas forças!

6 – Incluir pessoas em grupos sem que elas tenham pedido para participar

Muitos usuários do WhatsApp não gostam de participar de grupos. São pessoas reservadas ou que até mesmo desconhecem as configurações do app para silenciar as mensagens ou não baixar as mídias automaticamente. Quando você insere essa pessoa em um grupo sem a permissão dela, gera uma irritação.

O ideal é criar um link para seu grupo e mandar mensagens individuais explicando qual a finalidade. Dessa forma, o cliente escolhe se ele quer participar ou não do grupo. A aceitação será maior e você não correrá o risco de ter o perfil bloqueado pelos clientes que se sentirem incomodados no grupo.

7 – Erros de escrita

Esse ponto é extremamente importante para a comunicação da sua empresa via WhatsApp Empresarial! Por mais que nossa língua seja dinâmica, cometer gafes com a escrita demonstra falta de cuidado e profissionalismo. Por isso, antes de disparar suas mensagens, escreva um rascunho em outra plataforma, cheque a escrita, use um corretor ortográfico e só depois envie!

Se ainda assim acontecer um imprevisto e alguma palavra estiver errada, envie uma pequena errata. Pode ser a palavra escrita corretamente com um * na frente. Assim, seu cliente vai entender que se trata de um evento isolado.

8 – Deixar de configurar informações da empresa na bio

Na bio do WhatsApp Empresarial existe espaço para configurar as informações da sua marca/empresa. Detalhes como endereço, telefone de contato, horário de funcionamento e outros.

Não deixe de colocar as informações corretas neste espaço. Assim, uma pessoa que recebe a mensagem pela primeira vez terá todos os dados da sua empresa e saberá com quem está falando. De mesma forma, outros consumidores que se relacionam a mais tempo também vão ter as informações à mão, caso precisem.

A imagem do perfil é outro detalhe delicado. Ela deve ser profissional e bem pensada. O ideal é que seja a sua logomarca para que o cliente bata o olho e já saiba do que se trata.

Curiosidade

A plataforma Hootsuite realizou um estudo em 2017 sobre o uso de Internet e redes sociais no mundo. A pesquisa apontou que o WhatsApp ocupa o primeiro lugar entre os cinco aplicativos de interação social mais baixados no Brasil, no ano passado. Além disso, o app é também o que acumula o maior número de usuários ativos.

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