Toda empresa bem estruturada, com metas claras de crescimento, um dia precisa tomar a decisão de fazer ou não um investimento em e-commerce. É claro que essa ação implica uma série de mudanças na organização e, quando bem planejada, pode potencializar os negócios.

Mesmo assim, quando chega o momento da expansão para o mundo virtual, é normal que surjam várias dúvidas. Uma delas é sobre as oportunidades, que de fato o comércio eletrônico traz para sua empresa.

Por isso, neste post vamos conversar sobre o que seu negócio tem a ganhar com o investimento em  e-commerce. Dessa forma, você saberá exatamente quais chances de crescimento essa estratégia traz e poderá aproveitá-las ao máximo. Veja só!

1 – Mesmo diante da crise, o comércio eletrônico brasileiro cresceu 12% no ano passado

A pesquisa E-commerce Radar 2017, divulgada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), constatou que mesmo diante dos problemas econômicos enfrentados pelo Brasil em 2017, o comércio eletrônico brasileiro cresceu 12%. Vários fatores impulsionaram esse crescimento, como o acesso dos consumidores aos dispositivos mobile e a diversificação na oferta de produtos e preços no mundo virtual.

As projeções de especialistas indicam que os resultados para este ano e para os próximos serão ainda mais expressivos. Portanto, o investimento em e-commerce significa, para sua empresa, a chance de garantir um pedaço desse mercado em franca expansão. Vender mais, projetar a marca e conquistar novos consumidores em todo o território nacional – e porque não dizer mundial? Tudo vai depender do planejamento e estratégia adequados.

2 – Mercado sem limites geográficos com vendas no Brasil e no mundo

Lojas virtuais possuem alcance global. Qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo pode acessar sua loja virtual. É claro que a sua política da cadeia logística deve ser desenvolvida pensando nisso, caso seja parte da estratégia.

É preciso definir os lugares para entregas e oferecer ao consumidor a comodidade de contar com alguns tipos de serviços, como um SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) que funcione de acordo com seu fuso horário.

O mais importante, para além do trabalho extra que esses detalhes representam, é a possibilidade de expandir a atuação da empresa para outros mercados. Dessa forma, por meio do investimento em e-commerce, conquistar consumidores que seriam praticamente inalcançáveis por outros meios.  

3 – Vender mais investindo menos e com funis de conversão mais curtos

Uma das grandes vantagens do investimento em e-commerce é que se tem a possibilidade de vender mais, gastando menos. Isso porque os investimentos são bem menores, em relação a uma loja física. Você não precisa se preocupar com taxas específicas, aluguel de imóvel, conta de água ou luz etc. Também pode escolher se quer operar com um estoque físico ou flutuante.

Durante o processo de venda em comércio eletrônico, também é possível pensar em funis de vendas mais curtos, com campanhas mais focadas nos objetivos da empresa. Isso quer dizer que gastamos menos, ao mesmo tempo em que conseguimos direcionar melhor os recursos.

Por meio de ferramentas de remarketing, de segmentação e campanhas de mídias pagas bem planejadas, é possível impactar o público-alvo onde ele está. O processo de vendas se torna mais rápido e assertivo.

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4 – Os novos e-consumidores e os dispositivos mobile

Todos os anos, o mercado de e-commerce ganha novos consumidores. São pessoas atentas às vantagens das compras online, que vão desde a comodidade de comprar em “um clique”, aos preços e condições diferenciadas.

Muito ligado a isso, temos um consumidor cada vez mais consciente sobre as funcionalidades dos dispositivos mobile (smartphones e tablets). Eles são usados para consultar informações sobre os produtos de interesse, comparar preços e comprar.

A participação de vendas por dispositivo mobile cresceu muito nos últimos anos e conforme a experiência de compra melhora, por meio do investimento em e-commerce com tecnologias e estratégias que garantam a segurança e comodidade do consumidor, esses números crescerão ainda mais.

5 – Investimento em e-commerce: melhor experiência de compra

Sabemos que oferecer uma excelente experiência de compra é essencial hoje em dia. A tendência é que, por meio das novas trocas de informações entre negócios e consumidores, essa experiência melhore ainda mais.

A personalização tem papel importante nesse processo, já que permite ao usuário criar um vínculo com a marca que vai além da simples necessidade de adquirir o produto. Essa sem dúvida é uma etapa importante para a fidelização do cliente.

investimento em e-commerce

Investimento em e-commerce: melhor experiência de compra

6 – Presença Digital, competitividade, relacionamento e fortalecimento de marca

Outra grande vantagem do investimento em e-commerce para sua empresa, sem dúvidas é a presença digital. Considerando que grande parte dos consumidores busca por informações na internet antes de realizar uma compra, ter uma loja virtual abre novos horizontes para o seu negócio. É possível atrair e encantar clientes por meio de uma plataforma online de vendas, antes mesmo que ele entre em sua loja física.

Aliado a isso, citamos ainda outras oportunidades proporcionadas pelo investimento em e-commerce:

– Relacionamento com os consumidores: sua marca estreita a relação com o público-alvo, atraindo e criando vínculos por meios digitais;

– Fortalecimento da marca: uma loja virtual é um excelente instrumento para divulgação e fortalecimento de sua marca ou produtos.

– Visibilidade e competitividade: com um planejamento adequado é possível aliar estratégias de Inbound Marketing para atrair e captar novos leads para seu negócio, bem como fazer o uso inteligente de seus recursos financeiros seja nas mídias sociais, por meio de links patrocinados e outros.

Essa também é uma ótima oportunidade de driblar a concorrência e sair na frente em seu mercado. Se você atua em um segmento que investe pouco no meio online, poderá chegar primeiro nos consumidores “órfãos”, que estão a procura desses produtos nos meios digitais.

7 – Custo inicial acessível

Como pontuamos anteriormente, o custo inicial para o investimento em e-commerce é acessível. Isso porque, graças à tecnologia, hoje contamos com várias plataformas disponíveis para a criação e gestão de lojas virtuais. Independente do seu ramo de negócios, seja atacado, varejo, produtos personalizados ou serviços B2B, existe uma ideal para a estrutura da sua empresa. A maioria das plataformas oferece um leque de funcionalidades e recursos com integrações exclusivas.

Se você tem alguma dúvida sobre o assunto, leia nosso artigo: Vai criar uma loja virtual? Saiba qual o modelo de e-commerce ideal!

8 – Mensurar o impacto real das suas estratégias e acompanhamento do negócio

Em qualquer ramo de negócios é preciso acompanhar de perto os resultados. Eles mostram ao administrador um norte para ajustar a rota quando necessário ou desenvolver novas estratégias de crescimento. Se você está em dúvida sobre fazer ou não o investimento em e-commerce, saiba que uma das grandes vantagens é justamente ter acesso aos resultados de maneira simples e objetiva!

Com as várias ferramentas informatizadas você poderá consultar dados sobre vendas, estoques, contas a pagar e receber, margens de lucro dos produtos e muito mais. Diferente das lojas físicas, em que é um pouco mais complicado mensurar o real impacto dos seus investimentos, nas lojas virtuais esses dados são bem claros.

Você pode ver, por exemplo, qual parte do seu site os clientes mais visitam, quais categorias mais vendem e a partir daí, investir em promoções direcionadas, banners que interajam com os clientes divulgando suas mídias sociais, blog ou oferecendo a assinatura da sua newsletter. Com isso, a possibilidade de captação de novos leads aumenta muito e suas ações de marketing serão mais bem direcionadas. Leia também: Por que criar um blog? Entenda a importância dessa estratégia!

Agora que você já sabe tudo o que sua empresa tem a ganhar com o investimento em e-commerce, que tal buscar o auxílio de uma agência especializada e com profissionais certificados em Inbound Marketing para planejar tudo? Fale conosco, tire os planos de expansão do papel e faça o seu negócio crescer! Nos acompanhe também pelo Facebook e ou Instagram.