É claro que na rotina de administração das pequenas empresas fica complicado acompanhar as inovações do mercado, quando o assunto é Marketing. Afinal, os pequenos e médios empresários precisam “dar conta” de todos os setores da empresa: vendas, administração, logística, departamento pessoal, entre outros. Praticamente todas as decisões da empresa, em algum momento precisam passar pelas suas mãos.

Até por isso, talvez esses donos de empresas não consigam colocar em prática o desejo de investir em estratégias de Marketing para seus negócios. Mas quando concluem que esse tipo de investimento é essencial para que uma pequena empresa alcance melhores resultados, devem ter em mente duas grandes verdades. Uma é que as estratégias de Inbound Marketing são excelentes para manter relacionamento com seus públicos e a outra é que elas geram boas oportunidades de vendas.

A princípio você pode pensar que o Inbound não serve para a sua empresa, porque normalmente não ouve falar de agências que prestam esse tipo de serviço para pequenos e médios negócios. Mas a boa notícia é que empresas de qualquer tamanho e de todos os segmentos de mercado podem usufruir dos benefícios do Inbound Marketing. O que muda na verdade são as estratégias.

É sobre isso que vamos conversar neste post, mas antes de tudo vamos entender direitinho o que é o Inbound Marketing?

O que é inbound marketing?

O Inbound Marketing, também chamado de Marketing de Atração, é uma metodologia utilizada no mundo inteiro para  atrair o interesse das pessoas em vez de correr atrás delas – como nas maiorias das estratégias “tradicionais” de Marketing – que chamamos de Outbound Marketing.

As estratégias de Inbound são desenvolvidas para que a empresa seja encontrada pelos seus públicos e atraia clientes por meio de canais e plataformas digitais. Eles podem ser os mecanismos de busca, blogs ou redes sociais. Portanto, os três grandes pilares do Inbound Marketing são: Marketing de Conteúdo, Gestão de Redes Sociais e SEO.

E porquê as estratégias de Inbound Marketing são tão eficazes? Em resumo, quando as pessoas vêm até a sua empresa, atraídos pela sua mensagem, fica mais fácil apresentar suas soluções (produtos e serviços) e transformá-los em clientes e até promotores da sua marca.

E na prática, como uma pequena empresa pode trabalhar o Inbound Marketing com seus públicos? É isso que vamos mostrar a seguir!

Investir em sua presença digital

Como explicamos, a metodologia Inbound utiliza de várias estratégias em canais e plataformas digitais. Esse também é um dos motivos pelos quais, aqui na agência, dizemos que vamos impactar os clientes exatamente onde eles estão.

Pesquisas relatam que os novos consumidores estão se tornando cada dia mais consumidores online. Isso quer dizer que, em algum momento durante o processo de compras seu potencial cliente usará a internet para pesquisar algo relacionado aos seus produtos e serviços.

O novo consumidor está atento a todas as informações sobre os serviços e produtos que ele precisa ou deseja. Também é um consumidor mais consciente sobre suas próprias necessidades. Por isso, ele lê blogs, acessa redes sociais e troca informações com amigos e conhecidos sobre o assunto.

O mundo mudou, a forma de fazer negócios mudou e o comportamento dos consumidores também mudou. É muito importante para o crescimento e sustentabilidade da sua pequena empresa que você acompanhe os novos modelos para “fazer negócio”.

Esses são alguns dos motivos pelos quais é preciso ter presença digital! É claro que sua pequena empresa pode fazer isso por meio de vários canais, como as redes sociais, por exemplo. Atualmente, elas são muito utilizadas para criar e manter relacionamento com o público-alvo e também geram oportunidades de vendas.

Outros canais que contribuem para fortalecer a sua presença digital são os links patrocinados e os sites profissionais. Veja o porquê!

Os recursos dos links patrocinados, como o Google Ads (Adwords)

Imagina que você seja uma veterinária que acaba de abrir a sua clínica. Ela oferece novos serviços em um determinado ponto da cidade – em relação às outras clínicas da região. Você diria que é essencial, para atrair os clientes para essa nova clínica, contar a eles onde ela fica e todos os serviços que tem a oferecer? Sim!

E quais os canais ideais para se fazer isso, considerando que hoje em dia, as pessoas buscam a maioria das soluções para seus problemas no Google? Acertou se você disse criar um anúncio patrocinado!

Esse é um exemplo claro de uma situação em que podemos utilizar as mídias pagas, ou mídias de performance. Não só na plataforma do Google, mas também dentro das principais redes sociais como o Facebook, o Instagram, Youtube e até mesmo o Linkedin. Tudo vai depender, na verdade, é de saber onde (em quais canais e redes) os seus potenciais clientes estão – mas esse assunto vale outro post!

Por meio das mídias de performance conseguimos impactar públicos específicos segmentados por gênero, idade, região do país ou do mundo, históricos de compras, históricos de busca e muito mais. Essas são as segmentações mais básicas dentro do universo de impacto das mídias pagas.

Ter um site profissional para a sua pequena empresa

Essa é a parte do Inbound Marketing em que mais nos preocupamos com o SEO. Se você nunca ouviu falar sobre o termo, significa (Search Engine Optimization) que é a otimização para motores de busca. Pensar em SEO é definir um conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento do site da sua pequena empresa – para que ele alcance melhores resultados (número de visitas) de maneira “natural”.

Na prática, você investe em bons conteúdos, um blog integrado, por exemplo, uma boa experiência de navegação (no momento da compra, do envio de um formulário ou agendamento), palavras-chaves adequadas ao seu negócio e colhe o que chamamos de ranqueamento orgânico no Google.

Essas ações têm impacto positivo no número de conversões (pessoas que acessam seu site e efetivamente compram depois) e na geração de novos leads, entre outros.

Veja também: Site gratuito para empresa: porque esse não é um bom negócio!

A essa altura já estamos falando também sobre o Marketing de Conteúdo, pois em Inbound Marketing as estratégias são complementares e uma potencializa a outra.

Que tal um exemplo para deixar tudo mais claro?

Se a sua pequena empresa é uma imobiliária provavelmente você já notou como um bom site faz toda a diferença. Quando o assunto é alugar ou comprar um imóvel, os clientes procuram em primeiro lugar ver as fotos, saber os detalhes do imóvel (localização, vagas na garagem, restrições sobre animais domésticos e outros) na internet. Isso tudo muito antes de se dirigir ao endereço físico da sua imobiliária, não é mesmo?

Hoje em dia ele só vai até a sua loja se realmente entender que o imóvel é ideal para suas necessidades. Aliás, essas necessidades dos potenciais clientes são chamadas de “dores” no universo do Inbound Marketing. Imagina como fica mais simples e assertivo o processo de vendas se você, empresário do setor de imóveis, sabe exatamente quais as dores dos seus clientes e oferece conteúdos relevantes que solucionem essas dores, mesmo antes que ele procure pela empresa?

A oportunidade de fechar o negócio não é muito maior? Usando estratégias de Inbound Marketing você pode fazer isso de diversas maneiras!

Leia também: Inbound Marketing Imobiliário: como uma agência ajuda a potencializar os resultados?

Mudando um pouco o cenário agora, como se você fosse dono de uma pequena empresa que mantém também uma loja virtual. Como você imagina que os clientes se sentiriam se, ao tentar comprar em seu e-commerce, e não encontrassem uma boa descrição dos produtos, com boas fotos? Ou se tivessem alguma dúvida e não conseguissem encontrar um canal de contato para os atender prontamente? Convenhamos que tudo isso representa empecilhos para o fechamento do negócio.

Por isso pensar em SEO e pensar estrategicamente na experiência do seu cliente é tão importante. Prestando atenção aos detalhes, como esses, conduzimos os potenciais clientes pelas jornadas de compras com mais eficiência e tranquilidade, mais uma vez, aumentando as oportunidades de fechar bons negócios!

Agora que você entende bem como é possível trabalhar a presença digital da sua pequena empresa por meios dos vários canais digitais, pode pensar: mas tudo isso me pareceu complicado.

Como vou desenvolver e gerir todas essas estratégias acumulando as atividades que já exerço para o meu negócio? A resposta é: não se preocupe, porque já pensamos em tudo pra você!

Sua pequena empresa pode ter?

Atenta às demandas do mercado de comunicação em marketing, a Fruto.digital – Unidade Special propõe planos de serviços com diversas soluções para atender às pequenas e médias empresas. Esses planos foram criados para gerar visibilidade para as marcas e principalmente para atrair os novos consumidores onde eles estão: no meio digital.

Para isso, propõe diversas estratégias do universo do Inbound Marketing, com foco na captação de leads e no aumento de vendas. E o nível dos serviços prestados é o mesmo, independente do tamanho da sua empresa. Para isso, a Fruto.digital – Unidade Special conta com uma equipe exclusiva, totalmente capacitada e experiente.

Isso significa que nossos profissionais vão atender especificamente às demandas da sua pequena empresa com a mesma qualidade e eficiência com que os demais clientes da agência são atendidos.

É a proposta ideal para trabalhar a sua presença digital e fazer o negócio decolar!

Sobre a Fruto.

A Fruto é uma holding composta por uma escola de Marketing Digital, Vendas e Gestão, e duas agências de Marketing. Entre elas está a Fruto.digital, uma agência certificada em Google Ads (AdWords), Rd Station e Inbound Marketing.

Além das diversas soluções em Inbound Marketing, uma grande especialidade, a Fruto.digital desenvolve ainda campanhas offline e serviços web, entre eles a criação de sites e lojas virtuais, entre outros.

Entenda: Fruto expande atuação e passa a atender todos os tamanhos de empresas e segmentos de mercado.

Quer conhecer nossos planos de serviços ou receber um orçamento? Entre em contato conosco agora mesmo clicando aqui!

Nos acompanhe também pelas redes sociais em Facebook, Instagram e Linkedin.